Frente fria avança sobre o Sudeste, provocando chuvas fortes, tempestades e risco de alagamentos em diversas regiões até quinta-feira
Uma nova frente fria está se deslocando pela região Sudeste do Brasil a partir desta terça-feira, 12 de novembro, trazendo um período de instabilidade que deverá persistir por vários dias. O sistema meteorológico afetará diretamente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com chuvas fortes previstas até pelo menos quinta-feira, 14 de novembro, segundo a Climatempo.
O sul de São Paulo é a área mais afetada inicialmente, com alertas de tempestades e chuvas intensas, especialmente em algumas regiões, que podem registrar volumes significativos. Outras áreas do estado devem esperar chuvas de moderada a forte intensidade. À medida que a frente fria se desloca para o mar, continuará a trazer umidade para a região Sudeste, resultando em pancadas de chuva intensas.
Na quarta-feira, 13 de novembro, o sistema se estabiliza parcialmente sobre o Sudeste, mantendo a umidade vinda da região Norte do Brasil, o que intensifica as chuvas contínuas e volumosas. A previsão aponta que os maiores acumulados de chuva ocorrerão em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e no leste de São Paulo. Em algumas áreas, como o norte de Minas, pode haver precipitação superior a 100 mm durante a semana, aumentando o risco de alagamentos e enchentes em locais mais suscetíveis.
Em novembro, o Sudeste já registrou altos volumes de chuva, e o mapa de Risco Hidrológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para risco moderado de alagamentos na faixa leste do estado de São Paulo, com chuvas intensas associadas à frente fria. O solo saturado e a previsão de mais precipitações aumentam o risco de inundações, principalmente em áreas urbanas e regiões mais vulneráveis.
A situação exige atenção redobrada nas áreas afetadas, com a possibilidade de desastres naturais devido à intensidade das chuvas previstas para os próximos dias.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.