Frente fria traz chuva intensa ao Sul, Sudeste e até ao Nordeste; confira a previsão

Corredor de umidade intensifica chuvas em algumas regiões, climatempo descarta ondas de calor para o mês: Veja mais

A segunda metade de novembro promete ser marcada por chuvas intensas em diversas áreas do Brasil. Conforme prevê a Climatempo, uma frente fria se desloca pela costa da região Sul e deve alcançar São Paulo nesta quarta-feira (20). Nos dias seguintes, quinta-feira (21) e sexta-feira (22), o sistema seguirá em direção ao Sudeste, atingindo o Espírito Santo.

A previsão do tempo indica que boa parte do Brasil enfrentará pancadas de chuva nos próximos dias. No entanto, o início da semana será marcado por precipitações mais intensas no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na terça-feira (19), há alerta para tempestades em grande parte dessas regiões. Estados do Centro-Oeste, assim como Amazonas, Rondônia e Acre, também estarão sob risco de chuvas fortes. Até quarta-feira, essas áreas devem registrar períodos de precipitação intensa, acompanhados de ventania e descargas elétricas.

Avanço da frente fria

Uma nova frente fria está se aproximando e promete mudanças no clima nos próximos dias. Na quarta-feira, seu deslocamento em direção ao litoral paulista intensifica as chuvas no Paraná. Entre quarta e quinta-feira, o Sudeste começa a sentir os primeiros impactos, com São Paulo registrando aumento gradual nas precipitações.

Entre quinta e sexta-feira, o sistema se desloca pela costa sudeste, favorecendo o transporte de umidade da Amazônia para a região. De acordo com a Climatempo, essa combinação resultará em chuvas mais significativas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No final de semana, a massa de ar frio continuará avançando pelo Brasil, atingindo o Espírito Santo e chegando à Bahia. Especialistas em clima destacam que o aumento da umidade vai direcionar maiores volumes de chuva para regiões do Centro-Oeste, Tocantins e Nordeste. Esse cenário também ampliará as áreas afetadas, incluindo estados como Bahia, Sergipe e Piauí, onde as precipitações devem se intensificar significativamente.

Sem registros de calor extremo

Novembro tem sido marcado por dias nublados e chuvas regulares, o que tem mantido as temperaturas longe de extremos. Essa ausência de calor intenso tem despertado dúvidas sobre a possibilidade de uma onda de calor ainda este mês.

De acordo com a Climatempo, não há previsão de ondas de calor, embora picos pontuais de temperatura elevada possam ocorrer, como já foi observado no fim de semana passado no Rio Grande do Sul.

“Na última semana de novembro, teremos alguns momentos de calor associados a condições pré-frontais. Nos últimos dias do mês, as temperaturas devem subir em áreas do Sul e Sudeste, como Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, mas não o suficiente para caracterizar uma onda de calor”, explica Ana Clara Marques, meteorologista da Climatempo.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM