Essas condições climáticas podem resultar em grandes problemas ao longo desta semana, principalmente no Rio Grande do Sul.
Atualmente, a Região Sul do Brasil enfrenta dois fenômenos interligados: um cavado meteorológico, que é uma área extensa de baixa pressão atmosférica, em combinação com uma nova frente fria, conforme explica o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural.
Essas condições climáticas podem resultar em grandes problemas ao longo desta semana, principalmente no Rio Grande do Sul. As áreas mais vulneráveis incluem o oeste, a Região da Campanha, bem como o sudeste e o sul do estado.
A previsão indica que, até a próxima sexta-feira (27), algumas localidades nessas regiões poderão acumular mais de 300 mm de chuva.
Müller alerta para um alto potencial de granizo nessas áreas. O risco de enchentes, no entanto, é considerado baixo no sul do estado até o final desta semana.
“Embora o clima severo possa provocar dificuldades devido ao excesso de chuvas, a extensão dos danos não se compara ao que aconteceu em maio deste ano, nem em volume de precipitação nem em prejuízos. Contudo, a população deve permanecer vigilante, especialmente em relação a deslizamentos de terra, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.”
Além disso, o sistema que está gerando a nova frente fria deve se expandir, ultrapassando os limites do Rio Grande do Sul.
Assim, temporais são esperados para Santa Catarina e Paraná a partir de quarta-feira (25), e para as regiões do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil entre sexta e sábado (27 e 28).
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Casca de soja: uma solução viável para substituir o milho na ração
- Novo milho não usa fertilizante ao captar nitrogênio do ar; Vídeo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.