Frente fria se intensifica e semana começa com fortes tempestade; veja

O último dia de março começa com a chegada de uma nova frente fria ao Sul do Brasil, trazendo uma intensificação das chuvas nos três estados da região

Espera-se que o clima instável favoreça o desenvolvimento de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas por raios e rajadas de vento. Em São Paulo, também há possibilidade de chuvas fortes.

Esse fenômeno é causado por um cavado meteorológico, que gera uma maior concentração de umidade sobre o Sudeste. Confira a previsão detalhada para cada região do Brasil nesta segunda-feira, 31 de março:

Sul do Brasil

A chegada da frente fria aumenta consideravelmente o risco de tempestades no Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas da Fronteira Oeste, Missões, Noroeste, Campanha Gaúcha, Sul e Leste do estado. Alerta também para o oeste de Santa Catarina e do Paraná. A umidade elevada provocada pela frente fria mantém o alerta para tempestades em Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões centro-sul e oeste.

Sudeste

O calor e a alta umidade continuam a dominar o Sudeste, com chuvas fortes previstas para São Paulo, Minas Gerais e nas regiões norte e sul do Rio de Janeiro. No Espírito Santo, há expectativa de chuvas isoladas à tarde, influenciadas pelos ventos vindos do mar.

Centro-Oeste

O dia será abafado, com sol predominante em Mato Grosso, Goiás e no interior de Goiás, mas o tempo se manterá instável em Mato Grosso do Sul, com chuvas fortes a qualquer momento do dia. Brasília, por sua vez, terá um tempo mais firme e seco.

Nordeste

Os ventos vindos do mar continuarão a gerar chuvas esparsas na costa leste da região, com destaque para os estados de Sergipe e Alagoas, onde são esperadas chuvas fortes. O Maranhão e o Ceará também terão períodos de instabilidade, com chuvas moderadas, principalmente em Fortaleza. O restante do Nordeste, incluindo o centro-norte da Bahia e o interior de Pernambuco, verá um clima mais seco, com atenção para a baixa umidade do ar.

Norte

A região Norte se manterá sob o efeito de tempo instável, com chuvas fortes e risco de tempestades, especialmente no norte do Amazonas e no Amapá. Manaus, Belém, Rio Branco e Palmas podem registrar raios e trovoadas durante o dia.

São Paulo

O último dia de março será quente e ensolarado, com poucas nuvens durante a manhã. As chuvas começarão a se intensificar no final da tarde, atingindo diversas regiões do estado, e devem ser acompanhadas por raios e rajadas de vento, podendo variar entre 50 e 70 km/h. As áreas metropolitanas de São Paulo, incluindo a capital, devem ficar em alerta para risco de alagamentos e quedas de árvores. As regiões próximas à divisa com Minas Gerais, como a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba, terão risco elevado de tempestades isoladas.

No interior, o calor continuará forte e, à tarde, há previsão de chuvas fortes, mantendo o clima instável e aumentando o risco de transtornos nas áreas afetadas.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM