Frente fria pode causar geada nesta semana: confira a previsão do tempo do Inmet

Entre os dias 31 de março e 7 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mudanças significativas nas condições climáticas em várias partes do Brasil

O foco principal dessa previsão são as chuvas, que devem ser mais intensas nas regiões Norte e Sudeste, além da chegada da primeira massa de ar frio do outono, que poderá provocar geadas nas áreas serranas do Sul do país.

Na região Norte, a previsão é de grandes volumes de chuva, especialmente no oeste do Amazonas, Pará, Amapá, norte do Tocantins e oeste de Rondônia, onde os acumulados podem ultrapassar 80 mm. No Acre, parte de Rondônia, sul do Pará e sul de Tocantins, as chuvas serão mais amenas, com volumes abaixo de 40 mm.

No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará favorecendo a ocorrência de chuvas nas áreas norte do Maranhão, Piauí e litoral do Ceará, com volumes superiores a 60 mm. Por outro lado, o interior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, norte de Minas Gerais e leste de Goiás terão um clima mais seco, com precipitações inferiores a 20 mm e umidade relativa do ar abaixo de 50%.

Na região Centro-Oeste, Mato Grosso, oeste de Goiás e Mato Grosso do Sul terão as maiores quantidades de chuva, que podem superar 50 mm. Em outras áreas da região, os volumes serão menores, mas é esperado que ocorram pancadas de chuva no final da semana, especialmente no nordeste de Goiás e no Distrito Federal.

No Sudeste, a previsão é de chuvas fortes no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com destaque para o Vale do Paraíba, litoral norte paulista, região serrana e capital fluminense, onde os acumulados podem ultrapassar 100 mm a partir de sábado (5). Já no centro-norte de Minas Gerais e no centro-oeste paulista, as chuvas serão mais esparsas, com volumes inferiores a 20 mm.

No Sul, a semana começa com a passagem de uma frente fria que deverá gerar temporais isolados no Rio Grande do Sul até o dia 3 de abril, com risco de granizo e descargas elétricas. Os maiores acumulados de chuva ocorrerão no leste e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste e leste do Paraná, com mais de 40 mm. A partir de sábado (5), o clima deve se estabilizar.

Com a chegada da primeira massa de ar frio do outono, as temperaturas no Sul devem cair drasticamente, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul, com a possibilidade de geadas nas serras gaúcha e catarinense, onde as mínimas podem ficar abaixo de 10°C. Por outro lado, as máximas ainda deverão permanecer elevadas em grande parte do país, com destaque para o interior do Nordeste, norte de Minas Gerais e leste do Centro-Oeste, onde as temperaturas podem superar 34°C. Até sexta-feira (4), as mínimas deverão ficar acima de 26°C no Norte, Centro-Oeste e partes do Nordeste e Sudeste.

No domingo (7), as temperaturas devem aumentar no Sul, mas cair no Sudeste, com mínimas em torno de 12°C nas áreas da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM