A combinação de calor, uma área de baixa pressão e ventos úmidos tende a levar a instabilidade, com possíveis temporais à tarde e à noite.
Uma frente fria vinda do sul, combinada com o calor e ventos úmidos, tende a levar chuva, principalmente aos estados de Santa Catarina e São Paulo, além de áreas de produção agropecuária em outros estados do Brasil. De acordo com os meteorologistas, a tendência é de temporais em algumas áreas e volumes mais irregulares em outras, pelo menos até esta sexta-feira (29/1), podendo se intensificar na primeira semana de fevereiro.
De acordo com a Climatempo, a quinta-feira (27/1) deve ser de fortes chuvas em áreas como o Vale do Itajaí (SC), na área mais a leste do Paraná (litoral e entorno de Curitiba) e no Sul de São Paulo (Vale do Ribeira e litoral Sul). A combinação de calor, uma área de baixa pressão e ventos úmidos tende a levar a instabilidade, com possíveis temporais à tarde e à noite.
“Entre a tarde e a noite de hoje (quinta-feira) e a madrugada de sexta (28/1), há previsão de chuva intensa, acompanhada de raios e fortes rajadas de ventos. Também não se descarta a possibilidade de granizo”, afirma a Climatempo, em boletim, alertando também para os riscos de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos.
Segundo a Rural Clima, já choveu no Rio Grande do Sul, mas de forma irregular, com algumas áreas recebendo volumes superiores a 60 milímetros e outras com algo em torno de 10 milímetros. A tendência, não apenas para o estado, mas para outras áreas da região Sul é de chuva irregular pelas regiões produtoras.
A frente fria vinda do sul, informa a Rural Clima, leva chuva para grande parte das áreas produtoras do Estado de São Paulo, especialmente nas áreas mais próximas da divisa com o Paraná. Em Minas Gerais, a previsão é de chover mais no sul do Estado e na região do Triângulo, com volumes mais irregulares nas demais áreas, assim como no Espírito Santo.
Tende a chover também em Mato Grosso do Sul no fim da semana, especialmente nas áreas próximas à divisa com São Paulo, mais ao sul do Estado. Em Mato Grosso, as condições apontam para pancadas de chuva pelo menos até a sexta-feira (27/1), com a possibilidade de maiores volumes ao longo da próxima semana, na forma de pancadas à tarde e à noite.
- Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
- Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
- Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
- Starlink, de Elon Musk, é líder no Brasil e faz mega promoção para produtor rural
- Cow Sense: a habilidade dos cavalos no manejo de gado e nas competições
Ainda segundo a Rural Clima, o a região do Matopiba (confluência entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) deve ter chuva nos próximos dias, assim como em algumas áreas do Pará. A tendência é de chover de forma mais intensa entre sexta (29/1) e sábado (30/1) e de pancadas diárias, mas irregulares nos primeiros dias de fevereiro.
No Nordeste, a previsão é de tempo mais fechado na faixa litorânea, com pancadas de chuva pelo menos até sábado (30/1). Na primeira semana de fevereiro, a tendência é de tempo mais aberto, com pancadas de chuvas irregulares.
Fonte: Globo Rural