Frente fria está chegando e traz alerta para produtores; veja quando

A chegada dessa frente fria pode trazer impactos significativos para a agricultura e pecuária nessas localidades. Os produtores devem estar atentos às previsões meteorológicas e tomar medidas preventivas para minimizar os danos causados pelas baixas temperaturas; confira a previsão

A passagem de uma frente fria provocará uma significativa queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul a partir da noite desta segunda-feira (3), conforme informações da Climatempo. A massa de ar frio associada a essa frente fria intensificará o frio principalmente na transição entre segunda e terça-feira, à medida que avança em direção ao Sudeste do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para a queda de temperatura em todo o estado do Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina, exceto no norte do estado. Segundo o Inmet, as temperaturas podem cair até 5 °C até terça-feira (4), afetando diversas regiões. As áreas com risco incluem o sul catarinense e várias partes do Rio Grande do Sul, como o sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste, centro, a serra gaúcha e a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Previsão para a semana

A previsão indica que a combinação de baixas temperaturas e pouca chuva persistirá ao longo de toda a semana no Rio Grande do Sul. A população deve se preparar para noites geladas, especialmente nas áreas mais ao sul e nas regiões serranas, onde o frio tende a ser mais intenso.

A chegada do fenômeno pode trazer impactos significativos para a agricultura e pecuária no estado. Os produtores rurais devem estar atentos às previsões meteorológicas e tomar medidas preventivas para minimizar os danos causados pelas baixas temperaturas. Geadas podem ocorrer nas regiões mais frias, afetando plantações e pastagens.

A frente fria traz consigo um cenário de preparação e cautela, especialmente para aqueles que dependem do clima para suas atividades diárias. Acompanhando as previsões e orientações dos órgãos meteorológicos, a população pode se adaptar melhor às condições adversas esperadas para esta semana.

Previsão para o dia em todas as regiões

Região Sul

Hoje, a maior parte da Região Sul do Brasil terá tempo firme e sem chuva. No entanto, na faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o sol aparecerá entre muitas nuvens. Haverá possibilidade de garoa especialmente durante a manhã e à noite no leste e norte catarinense e no leste paranaense. Em Chapecó, há previsão de nevoeiro, enquanto na região da Campanha do Rio Grande do Sul, existe risco de geada devido às baixas temperaturas.

Região Sudeste

No Sudeste, o tempo ficará nublado e chuvoso no sul e leste de São Paulo, com chuvas mais intensas previstas para a Baixada Santista. No nordeste paulista, Vale do Paraíba e litoral sul do Rio de Janeiro, o céu ficará coberto por nuvens, com possibilidade de chuva a qualquer momento, causada pela umidade que entra do oceano. Nas demais áreas do Rio de Janeiro e no sul e leste de Minas Gerais, a chuva será mais isolada. No restante da região, o tempo permanecerá firme e sem chuva.

Região Centro-Oeste

A previsão para o Centro-Oeste é de tempo firme e sem chuva em todos os estados. As temperaturas estarão elevadas, e a umidade do ar pode ficar baixa, especialmente nas áreas centrais da região.

Região Nordeste

No Nordeste, a chuva continuará na faixa leste e norte, com maior intensidade desde o litoral norte da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte. No norte do Ceará, o tempo ficará mais nublado, com possibilidade de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas, a chuva será isolada. A metade oeste da Bahia, Pernambuco e Paraíba, sul do Ceará e centro-sul do Piauí e Maranhão terão tempo firme e sem chuva.

Região Norte

No Norte, o tempo será fechado com chuva na metade leste e norte do Amapá. A metade norte do Pará, Roraima, grande parte do Amazonas e o oeste do Acre terão sol intercalado com pancadas de chuva. As demais áreas da região terão tempo firme e ensolarado.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM