Frente fria e temporais marcam o fim da semana; confira as regiões afetadas

A semana se encerra sob a influência de uma frente fria, trazendo nuvens densas e tempestades para a Região Sul.

Em um país com dimensões continentais, o clima apresenta uma diversidade impressionante, com frentes frias, calor intenso, aumento de umidade e períodos secos. Confira como as condições climáticas se comportam no final desta semana em cada uma das cinco regiões do Brasil, segundo o Climatempo:

Região Sul

A semana se encerra sob a influência de uma frente fria, trazendo nuvens densas e tempestades para a Região Sul. Há previsão de chuvas intensas, com risco de temporais, abrangendo desde o sul e leste do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná. No norte do Paraná, o tempo se mantém estável, porém, há possibilidade de ventos fortes.

Região Sudeste

A circulação de ventos traz umidade para o Sudeste, resultando em um dia de sol, mas com chance de pancadas de chuva isoladas, principalmente no centro-nordeste e leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no extremo sul do Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo. As temperaturas sobem consideravelmente no norte de São Paulo, devido à aproximação de uma frente quente.

Região Centro-Oeste

A umidade aumenta no Centro-Oeste, devido às instabilidades que vêm do Sul. Chuvas rápidas, acompanhadas de ventos moderados a fortes, atingem o centro e sul de Mato Grosso do Sul. Apesar disso, as temperaturas permanecem elevadas, trazendo uma sensação de abafamento. No sudoeste e noroeste de Mato Grosso, as chuvas são esparsas, enquanto as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília continuam enfrentando calor intenso e tempo seco.

Região Nordeste

No litoral da Bahia, a umidade proveniente do oceano provoca chuvas rápidas e passageiras. Situação semelhante ocorre nos litorais de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo é estável, com calor forte predominando durante a tarde, e o ar permanece bastante seco.

Região Norte

O Norte do Brasil encerra a semana com pouca precipitação. A combinação de calor intenso e ar muito seco predomina entre os estados do Pará e Tocantins, com níveis de umidade preocupantes durante a tarde. Roraima e Amapá também enfrentam dias secos, enquanto no norte do Acre e no noroeste do Amazonas, há previsão de calor intenso, com possibilidade de pancadas de chuva e tempestades localizadas.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM