Frente fria e massa polar vão trazer muito frio nos próximos dias; Veja onde

O fenômeno que merece atenção é a massa de ar polar que acompanha a frente fria. Esta deve se formar e avançar rapidamente. A previsão aponta para uma queda significativa de temperatura, especialmente nestas localidades específicas; confira

O calor intenso está prestes a dar uma trégua em vários estados da região central do Brasil. Segundo a Climatempo, modelos de previsão do tempo indicam a chegada de uma nova e forte frente fria, trazendo consigo um ar polar mais abrangente. Esta mudança climática está prevista para ocorrer entre a próxima sexta-feira (24) e o fim de semana (26 e 27), quando são esperadas chuvas significativas que também aliviarão as altas temperaturas.

Com a chegada deste sistema frontal, as atenções se voltam para o aumento das condições de chuva no Sul do país. Desta vez, a frente fria não ficará restrita ao território gaúcho, estendendo seus efeitos para outras regiões. A Climatempo destaca que a primeira forte frente fria, ocorrida no fim de semana dos dias 10 e 11 de maio, começou a enfraquecer o padrão de bloqueio atmosférico. Agora, com o deslocamento da alta pressão para o alto mar, haverá uma normalização no avanço dos sistemas climáticos do Sul em direção ao Sudeste.

O fenômeno que merece atenção é a massa de ar polar que acompanha a frente fria. Esta deve se formar na noite de quinta-feira (23) no Sul e avançar sobre o Sudeste ao longo da sexta-feira. A previsão aponta para uma queda significativa de temperatura no próximo fim de semana, especialmente nos estados da região Sul, São Paulo, nas cidades do centro-sul de Mato Grosso do Sul, e até em áreas do sul e interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul de Goiás.

Além das regiões Sul e Sudeste, a massa de ar frio também deverá influenciar o Mato Grosso, provocando friagem em Rondônia e no Acre, na região Norte. Com a troca do ar quente pelo ar mais frio, é possível esperar uma virada no tempo, com mínimas e máximas mais baixas.

Os modelos meteorológicos continuam apontando para uma queda acentuada de temperatura, com padrões mais típicos do outono em muitos estados do Centro-Sul até o fim do mês. Embora ainda possam ocorrer períodos de tempo seco e temperaturas acima de 30°C em algumas localidades, a tendência é que não haja mais episódios prolongados de calor intenso.

A nova frente fria promete trazer um alívio bem-vindo para as regiões centrais do Brasil que sofriam com uma forte onda de calor, proporcionando temperaturas mais amenas e condições de chuva.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM