
A quarta-feira, 30 de abril, será marcada por fortes instabilidades atmosféricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, em função do avanço de uma frente fria que se intensifica no centro-sul do país
O sistema provoca pancadas de chuva volumosas, com possibilidade de rajadas de vento e trovoadas. Já o Norte e o Nordeste seguem com calor e chuvas típicas do período.
Região Sudeste
A frente fria atua com mais força sobre a região. Previsão de chuvas moderadas a fortes em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo, principalmente à tarde e à noite. Há risco de alagamentos e transtornos urbanos nas capitais. As temperaturas caem: máximas variam entre 22 °C e 27 °C.
Região Centro-Oeste
O sistema frontal também influencia o tempo em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no Distrito Federal. Pancadas de chuva acompanhadas de raios e vento forte podem ocorrer à tarde. Em Cuiabá, a chuva chega de forma isolada, e o calor ainda predomina, com máximas de 34 °C.
Região Sul
A frente fria já se afastou, e o tempo volta a ficar firme. Predomínio de sol e temperaturas amenas no RS, SC e PR, com mínimas ao amanhecer entre 10 °C e 13 °C nas áreas serranas. Sem previsão de chuva.
Região Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical continua provocando chuvas frequentes no litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. No interior, o tempo permanece seco e muito quente, com temperaturas que podem ultrapassar 36 °C no sertão.
Região Norte
A umidade e o calor favorecem a formação de nuvens carregadas. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas no Amazonas, Acre, Rondônia e norte do Pará, especialmente no fim do dia. Manaus e Rio Branco registram máximas de até 33 °C.
Considerações finais
A atuação da frente fria exige atenção especial no Sudeste e Centro-Oeste, com possibilidade de transtornos causados por chuvas volumosas, ventos fortes e queda nas temperaturas. O Norte e Nordeste mantêm o padrão de instabilidade e calor. A previsão indica que o sistema deve avançar ainda mais sobre o Sudeste nos próximos dias.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Produção de café no Brasil ocupa 1,85 milhão de hectares e deve somar 51,81 milhões de sacas
- Maior colheitadeira de grãos do mundo faz sua estreia na Agrishow 2025
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.