
Com o empate por 17 pontos na Paleteada, o saldo deu a vitória à égua mais jovem disputando a classificatória. Montada por Ariel Moreyra, Tranquila somou média de 20,560 e sagrou-se campeã do Freio de Ouro da Argentina.
Depois de uma final extraordinária em 2024, a Classificatória Argentina de 2025 fez o que parecia impossível: superou a prova do ano anterior em uma batalha acirradíssima. As éguas Los Federales Tranquila (box 01) e Del Oeste Patrona (box 08) travaram uma disputa para testar os nervos da plateia. Tranquila, do expositor Revirsa S.A., da cabanha Los Federales, liderou nas primeiras etapas, foi superada pela adversária e retomou a liderança na Bayard Sarmento.
Com o empate por 17 pontos na Paleteada, o saldo deu a vitória à égua mais jovem disputando a classificatória. Montada por Ariel Moreyra, Tranquila somou média de 20,560 e sagrou-se Freio de Ouro da Argentina. O segundo lugar ficou com Patrona, do expositor Cereseto S.A.A.C.I.F., da cabanha La Reforma, montada por Horacio Daniel Casin.
“Essa final das fêmeas foi impressionante, uma prova digna do aniversário de 25 anos do Freio de Ouro argentino. Parabéns a todos os criadores e ao Cavalo Crioulo”, disse o comentarista e técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Alexandre Pons Suñe.
Em terceiro lugar ficou Yanca Nodriza (box 04), do expositor Yancamil S.A, da cabanha Yancamil La Fortuna. Ela foi montada pelo ginete Tobias Vai Creus. A quarta colocação vai para Del Siete Ballenera (box 33), do expositor Naf Proyectos Agropecuarios S.A.S., da cabanha La Libertad. O exemplar foi montado por Horacio Daniel Casin.
Além das quatro fêmeas, a prova realizada durante a Exposição Nuestros Caballos, na Sociedad Rural de Palermo, em Buenos Aires (AR), também classificou quatro machos para a grande disputa do Freio de Ouro 2025, na Expointer, em Esteio (RS).
Disputa igualmente acirrada que coroou Fogata Gatopardo (box 81), montado pelo ginete Horacio Cazin, nome consagrado nas pistas do Cavalo Crioulo. O animal é pertencente ao expositor Criollos Don Miguel S.R.L da cabanha Criollos Don Miguel. A segunda colocação ficou com Guirita Falta Envido TE (Box 50), do expositor La Victoria S.A., da cabanha La Victoria. O exemplar foi montado por Mauricio Nicolas Paz.
Montado por Osvaldo Marcelo Gimenez, o animal Mandil Chaja (box 56), pertencente ao expositor Marcelo Eduardo Iraola, da cabanha Santa Maria, ficou com o terceiro lugar. A quarta vaga nos machos para a grande final em Esteio foi conquistada por Wanda Hue Huinca (box 53), do expositor Indaras S.A, da cabanha Wanda Hue. O exemplar foi montado por Gustavo German Mendia.
A classificatória foi transmitida pelo Centro Ferial TV | Nuestros Caballos Argentina e retransmitida pelo Canal do Cavalo Crioulo com apresentação e comentários do jornalista Sandro Fávero e do técnico Alexandre Pons Suñe. Os jurados das fêmeas foram os argentinos Carlos Milicevic e Federico Arguelles, além do brasileiro Leonardo Alberton Ardenghy. Nos machos, a pontuação ficou a cargo de José Francisco Pereira de Moura (Brasil), Ricardo Matho Meabe (Argentina) e Santiago Miguens (Argentina). O Executivo do Colégio de Jurados da ABCCC, Leandro Amaral, acompanhou o andamento das provas.
O ciclo do Freio de Ouro 2025 tem apoio de Supla, Vetnil, John Deere, Florestal e Banrisul.