Este ano, fomos convidados pela diretoria da Sociedade Rural, principalmente pelo presidente José Henrique Veloso e pelo diretor de leilões Osvaldo Miranda, para que viéssemos para o evento”, explica João Gustavo de Paula, diretor da FPL Agropecuária.
FPL Nelore Rentável aceitou o convite da Sociedade Rural para participar da 50ª Expomontes, marcando a primeira vez que animais Nelore CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) são apresentados na Exposição. Há seis anos, a FPL organiza o Dia de Campo na fazenda com palestras e mostras.
“No Dia de Campo apresentamos os animais, mostrando todas as categorias, a tecnologia que usamos e os resultados que temos obtido. Este ano, fomos convidados pela diretoria da Sociedade Rural, principalmente pelo presidente José Henrique Veloso e pelo diretor de leilões Osvaldo Miranda, para que viéssemos para o evento”, explica João Gustavo de Paula, diretor da FPL Agropecuária.
Os animais CEIP diferem dos Nelore P.O. (Puro de Origem). “Os sistemas de seleção são diferentes. O P.O. parte de animais já puros de origem, conhecidos, de paternidade e filiação conhecidas, que se cruzam entre si buscando o melhoramento da raça. O CEIP faz uma seleção massal, usando animais que atendam às características raciais, com avaliação rigorosa e criteriosa”, explica.
A seleção massal é o processo de melhoramento que tem como base a escolha de genótipos agronomicamente superiores e sua posterior recombinação. Os animais são avaliados pela Cia de Melhoramento, uma organização privada de caráter associativo que atua como certificadora zootécnica baseada em critérios técnicos e científicos aprovados pelo Ministério da Agricultura. A Cia atua como entidade delegada para emitir o CEIP, submetendo todos os procedimentos ao órgão federal.
Essa evolução tecnológica é fundamental para a lucratividade, especialmente em um clima semiárido como o do Norte de Minas. “Nós sabemos aproveitar as oportunidades que o clima traz. Trabalhamos há mais de 20 anos com melhoramento genético, e temos mais de 17 mil animais avaliados e 200 mil doses de sêmen comercializadas. Os últimos animais que selecionamos entregaram boa fertilidade, precocidade de terminação e baixa idade de abate. Estamos atingindo 74% de prenhes em novilhas entre 14 e 18 meses e abatendo animais abaixo de 24 meses com aproximadamente 19, 20 arrobas”, detalha João Gustavo.
A FPL está localizada no Pavilhão 5, com rebanho de machos, novilhas prenhas precoces e algumas doadoras. À exceção das doadoras, os outros animais estão disponíveis para venda. Dois zootecnistas e um veterinário estão à disposição para tirar dúvidas e oferecer um atendimento individualizado
VEJA TAMBÉM:
- “Cavalo ou Dinossauro?”, cavalos da modelo Annchen Augustine viralizam
- Maior drone agrícola do mundo começa a operar em lavouras brasileiras
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.