Os importadores estão em negociações para comprar volumes extras de arroz quebrado, arroz inferior com grãos esmagados durante o processo de moagem para engordar animais.
CINGAPURA (Reuters) – Um aumento nos preços do trigo e do milho está impulsionando a demanda por arroz de baixa qualidade em rações para animais em toda a Ásia, elevando os preços do alimento mais importante do mundo em um momento em que a inflação global já está próxima de máximas recorde.
Os importadores globais de safras estão lutando por suprimentos depois que a invasão da Ucrânia pela Rússia cortou os embarques de grãos dos dois países, que juntos respondem por cerca de 25% do trigo mundial e 16% das exportações mundiais de milho.
Os futuros de trigo de Chicago atingiram um recorde na semana passada, enquanto o milho subiu para sua máxima em uma década depois que a Ucrânia, devastada pela guerra, fechou seus portos e as sanções ocidentais atingiram as exportações russas.
- Mudanças climáticas redesenham a agricultura brasileira
- Valorizada em R$ 20 milhões, Dinastia Apollo Roxo se consagra como o maior tesouro do Monte Sião Haras
- Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
- Sítio Pedrão e Sitío Campo Azul vencem Coffee of the Year Brasil2024
- Instabilidade no tempo marca os próximos dias no Estado
Os aumentos nos preços do trigo e do milho, por sua vez, levaram os compradores a buscar alternativas, inclusive na China, de longe o maior mercado de ração do mundo. Os importadores estão em negociações para comprar volumes extras de arroz quebrado –arroz inferior com grãos esmagados durante o processo de moagem– para engordar suínos e outros animais, disseram traders e analistas.
O arroz normalmente é negociado com um alto prêmio em relação ao trigo, mas a alta de 50% no preço do trigo ante um mês atrás reduziu drasticamente a diferença entre os dois grãos e até tornou o trigo mais caro do que alguns tipos mais baixos de arroz.