Para esta segunda-feira (25), a chance de temporais ainda é alta, principalmente na metade norte do estado.
Entre a terça e a quarta-feira desta semana, a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, vai ajudar a intensificar ainda mais as instabilidades sobre parte da Região Sul do Brasil
A situação é delicada, em especial no Rio Grande do Sul. O início da primavera – que começou neste sábado, 23 de setembro – foi marcado por temporais no estado gaúcho, mas, com situação ainda tranquila no estado catarinense.
Acumulo de fatores
O Rio Grande do Sul encerrou o inverno e começou a primavera sob influência de vários fatores, e a passagem de uma frente fria neste final de semana, combinada com a circulação de ventos, gerou ainda mais combustível para nuvens ainda mais carregadas. Para esta segunda-feira (25), a chance de temporais ainda é alta, principalmente na metade norte do estado, mas, também pode chover forte no litoral e na Região Serrana.
O ciclone que se forma na terça-feira (26), devido à um aprofundamento da baixa pressão, só irá reforçar ainda mais as nuvens de temporais. O sistema NÃO se forma sobre o Rio Grande do Sul e muito menos, atua diretamente no estado – mas, é mais um reforço para a formação destas instabilidades, das nuvens carregadas, dos temporais e da ventania. Áreas do sul, leste, litoral, região da Grande POA e extremo norte do Rio Grande do Sul, ficam em alerta. A tendência é do afastamento do ciclone já na quarta-feira (27).
Nos próximos 5 dias – entre esta segunda, 25 e a sexta-feira, 29, podemos ter acumulados de 80 a 150 mm na Região Metropolitana de Porto Alegre, litoral norte, serra e áreas mais centrais do estado; 50 a 80mm no sudoeste e sudeste do estado; 40 a 80mm no centro-norte gaúcho.
Região Serrana de Santa Catarina em alerta
O risco de temporais também aumenta esta semana no estado de Santa Catarina. Nesta segunda (25), já há indicativo de chuva forte para a capital, o litoral e parte da Região Serrana, devido à toda esta circulação de ventos. Na terça-feira (26), com a formação do ciclone, as nuvens de temporais são reforçadas e parte do leste e sul catarinense ficam em alerta para chuva volumosa. Nas demais regiões há risco de temporais. Os modelos indicam acumulados de 80 a 120mm para as áreas de serra de Santa Catarina de hoje, domingo (24) até quarta-feira, 27 de setembro.
Ventos ganham força
Nas áreas de temporal, de forma geral, são esperadas rajadas de 50 a 70 km/h e o risco para danos é alto. Mas com a situação de perigo devido à formação do ciclone, não estão descartadas rajadas de até 80 km/h em algumas regiões do leste e litoral do Rio Grande do Sul e na faixa leste de Santa Catarina.
Fonte: Clima Tempo
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.