Segundo a secretaria de agricultura do Estado, 51 bovinos já estavam aglomerados para realização de provas esportivas no município de Penápolis.
Um evento de concentração de animais que estava sendo realizado junto ao Sítio Renascer, no município de Penápolis, na região do Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba foi alvo de fiscalização na noite do último sábado (6/2) de uma equipe técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela sanidade dos rebanhos e lavouras de peculiar interesse do Estado de São Paulo.
Ao chegar ao local, que não tinha autorização para realização desse tipo de evento, bem como a documentação zoosanitaria (guia de trânsito animal, exames e atestados) que garante que todos os requisitos de segurança e proteção à sanidade dos animais, dos tratadores e visitantes estejam previstos, foi constatada a presença de 51 bovinos aglomerados para realização de provas esportivas.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
“O promotor do evento será autuado pela realização de evento de aglomeração de animais de peculiar interesse do Estado sem prévia autorização sanitária. O valor da autuação, se convertida em multa, é de 2.500 UFESPs (R$ 72.725,00)”, disse o médico veterinário Jesualdo Gonçalves Filho, que junto ao auxiliar técnico Fabiano T. Amikura realizou a operação.
Outras medidas que estão sendo adotadas são a identificação dos registros de vacinação e origem dos animais que estavam aglomerados no local. A Polícia Estadual Militar deu suporte na realização dos procedimentos operacionais da ação fiscal.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP