Fiscalização em fábricas de bebidas fecha empresa, autua dez e apreende 500 litros

Força-tarefa do Ministério da Agricultura e Pecuária ocorreu na região de Campinas e envolveu fiscais de vários estados brasileiros.

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nos municípios de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Jundiaí fiscalizou 18 empresas que produzem bebidas. A ação ocorreu de 10 a 14 de junho, mas o balanço foi divulgado nesta terça (25).

Na ocasião, foram lavrados dez autos de infração pelas diversas condutas observadas, incluindo a não apresentação da declaração anual de produção dentro do prazo determinado pelo Mapa.

Cadeado e Veado, conheça a história dos burros pintados do seu Hildo

As empresas fiscalizadas atuam na fabricação de diversos tipos de produtos como cachaça, vinhos, polpa de frutas, cerveja, bebidas alcoólicas por mistura e preparados líquidos para refresco.

Durante a ação, também foram apreendidos cerca de 500 litros de bebidas em condição irregular, matérias-primas com prazo de validade vencido e rótulos inadequados frente à legislação vigente. Além disso, um estabelecimento teve suas atividades produtivas suspensas por estar funcionando em condições higiênico-sanitárias inadequadas, oferecendo risco à saúde dos consumidores.

O coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Marcelo Mota, destaca que as ações realizadas, em caráter de rotina, buscaram garantir a inocuidade, a identidade e a qualidade dos produtos elaborados nos estabelecimentos fiscalizados, assegurando que seu consumo não traga riscos à saúde daqueles que os consumirem.

Participaram da operação quatro equipes de fiscalização de vários Estados do país.

Fonte: Mapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM