Fim de semana terá muito frio e, até mesmo, a rara chuva congelada; veja onde

O fim de semana será um verdadeiro teste para a resistência ao frio em várias regiões do Brasil, com a combinação de geadas, friagem e até a rara ocorrência de chuva congelada; confira previsão

Uma nova frente fria, prevista para este fim de semana, trará uma acentuada queda de temperatura no Centro-Sul do Brasil. Esse período será marcado por temperaturas muito baixas, afetando até mesmo partes da região Norte.

Toda a região Sul do país deverá experimentar temperaturas abaixo da média, com destaque para o centro-sul do Rio Grande do Sul e as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde são esperadas geadas. De acordo com a Climatempo, essa massa de ar frio, de origem polar, é a mais intensa registrada no Brasil neste ano.

Além do Sul, o frio intenso também será sentido em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e até no oeste e sul de Mato Grosso. Na região Norte, os estados do Acre e Rondônia passarão por um fenômeno conhecido como friagem, que provoca uma queda acentuada de temperatura devido à incursão de ar polar.

Fenômenos meteorológicos especiais

Chuva congelada nas serras

Entre a noite desta sexta-feira (24) e a madrugada de sábado (25), existe a possibilidade de chuva congelada nas áreas mais elevadas (acima de 1.000 metros) das serras Gaúcha e Catarinense. Este fenômeno é esperado em locais como São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC). A chuva congelada ocorre quando um floco de neve, ao cair, atravessa uma camada de ar mais quente e derrete, mas congela novamente ao passar por ar frio próximo ao solo.

Friagem no Acre e Rondônia

A friagem é caracterizada por uma queda brusca na temperatura, especialmente em áreas da região Norte, devido à penetração de ar polar. Durante friagens fortes, as temperaturas podem cair para cerca de 10°C ou até menos. A Climatempo recorda que, recentemente, nos dias 15 e 16 de maio, houve uma friagem em Vilhena (RO), onde a temperatura chegou a 14,4°C, e em Rio Branco (AC), que registrou 16,5°C. Em junho de 2023, uma friagem intensa fez a temperatura em Rio Branco cair para 10,9°C.

Previsão para as capitais

Neste fim de semana, várias capitais brasileiras devem registrar as menores temperaturas do ano:

  • São Paulo (SP): A previsão indica 14°C/18°C no sábado e 13°C/16°C no domingo, sendo potencialmente as menores temperaturas do ano até agora.
  • Curitiba (PR): Deve registrar temperaturas abaixo de 10°C, a menor marca do ano.
  • Porto Alegre (RS): Pode ter a menor temperatura máxima do ano no sábado, até agora registrada em 15,8°C.
  • Campo Grande (MS): As mínimas e máximas também poderão ser as menores de 2024, com a mínima mais baixa registrada até o momento em 15,1°C e a máxima em 21,4°C.

Os próximos dias serão verdadeiros testes para a resistência ao frio em várias regiões do Brasil, com a combinação de geadas, friagem e até a rara ocorrência de chuva congelada. Moradores e visitantes das áreas afetadas devem se preparar para enfrentar temperaturas bem abaixo da média e os fenômenos climáticos associados.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM