Fim de semana terá eventos climáticos extremos; saiba onde

Segundo as previsões meteorológicas, eventos climáticos irão impactar fortemente algumas áreas do país durante o fim de semana. Vamos analisar como o clima se comportará em cada região do Brasil nos dias 4 e 5 de maio; confira

O Brasil está enfrentando um período de intensas mudanças climáticas, com chuvas volumosas e persistentes afetando diversas regiões do país. Segundo as previsões meteorológicas, esses eventos climáticos continuarão a impactar o país durante o fim de semana. Vamos analisar como o clima se comportará em cada região do Brasil nos dias 4 e 5 de maio.

Sábado (4)

Sul

A região Sul continuará sob a influência de instabilidades do tempo nesse fim de semana, especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Espera-se chuva com forte intensidade ao longo do dia, principalmente no meio-oeste e litoral sul de Santa Catarina, nas serras gaúcha e catarinense, norte do Rio Grande do Sul, Missões, região central, metropolitana e litoral norte gaúcho. Temporais com chuva forte são previstos em algumas áreas, como Uruguaiana, Bagé e no extremo sul do Rio Grande do Sul. No entanto, no Paraná, espera-se tempo firme na maior parte do estado, com exceção do sudoeste, onde pancadas de chuva podem ocorrer no fim do dia.

Sudeste

A região Sudeste permanecerá com alta pressão atuando, o que significa dias ensolarados e sem previsão de chuva em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, o sol aparecerá na maior parte do dia, com possibilidade de chuvas isoladas nas áreas a nordeste dos estados.

Centro-Oeste

O tempo no fim de semana, no sábado, predominará firme na maior parte da região Centro-Oeste, com exceção do sul do Mato Grosso do Sul, onde pancadas de chuva isoladas podem ocorrer. O restante da região terá sol, calor e baixa umidade.

Nordeste

No Nordeste, a chuva estará concentrada no leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, centro-leste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, centro do Ceará, Piauí e Maranhão. Nas demais áreas, haverá predomínio de sol e tempo firme, com pancadas de chuva à tarde.

Norte

Na região Norte, espera-se chuva a qualquer hora do dia no noroeste e oeste do Amazonas, Roraima, litoral do Amapá e Pará. Tempo firme é previsto no centro-sul do Tocantins e no extremo sudeste do Pará. Nas demais áreas, ocorrerão pancadas de chuva ao fim do dia.

Domingo (5)

Sul

No domingo, o tempo firme predominará no Paraná e no nordeste e leste de Santa Catarina. Entretanto, são esperadas pancadas de chuva com até forte intensidade no meio-oeste e litoral sul de Santa Catarina, nas serras gaúcha e catarinense, norte do Rio Grande do Sul, Missões, região central, metropolitana e litoral norte gaúcho. Temporais com chuva forte são previstos em algumas áreas, como Uruguaiana, Bagé e no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Sudeste

No Sudeste, o sol e o calor predominarão, com poucas nuvens no céu. Chuvas passageiras são esperadas apenas no norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, estão previstas pancadas isoladas de chuva no nordeste de Mato Grosso ao fim do dia. No restante da região, o tempo será firme, com sol e calor.

Nordeste

No Nordeste, a chuva estará concentrada na costa leste e no norte da região. São esperados temporais com forte intensidade ao longo do dia, especialmente no litoral do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

Norte

No Norte, o tempo no fim de semana, no domingo, predominará firme no centro-sul do Tocantins e no extremo sudeste do Pará. Entretanto, são esperadas chuvas fortes e frequentes, em forma de temporais, no centro-norte do Amazonas, Roraima e litoral do Amapá. Nas demais áreas, ocorrerão pancadas de chuva ao fim do dia.

Chuvas volumosas e mudanças climáticas no Sul

Barragem 14 de Julho rompe no Rio Grande do Sul, diz governador Eduardo Leite
Foto: Divulgação

As fortes chuvas que têm impactado o Sul do Brasil avançarão para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Espera-se que temporais de forte intensidade ocorram, especialmente em Santa Catarina e nas regiões sul e oeste do Paraná. Esses eventos climáticos são atribuídos à formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica e ao deslocamento de uma frente fria.

Até o dia 5 de maio, espera-se ventos fortes com rajadas superiores a 60 km/h, descargas elétricas, granizo e chuvas acima de 100 mm. Esses eventos são previstos entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. A persistência dessas chuvas se deve a um bloqueio atmosférico que impede o avanço do sistema frontal.

Causas e impactos das mudanças climáticas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que o período entre o final de abril e o início de maio de 2024 ainda tem influência do El Niño. Este fenômeno tem contribuído para bloquear as frentes frias e concentrar as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, a temperatura elevada do Oceano Atlântico Sul, próximo da faixa equatorial, intensifica as chuvas. O transporte de umidade a partir da Amazônia e o contraste térmico com o ar mais aquecido ao norte da Região Sul também têm fortalecido as tempestades.

As chuvas intensas e persistentes têm causado diversos transtornos, como enchentes, deslizamentos de terra e danos à infraestrutura. Regiões como Bento Gonçalves e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, têm registrado volumes de chuva alarmantes, o que demonstra a gravidade da situação. Esses eventos climáticos extremos evidenciam a importância de medidas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM