A previsão do tempo para este fim de semana indica uma mudança no padrão das chuvas sobre várias partes do Brasil; confira
À medida que nos aproximamos do final de semana, a previsão indica uma mudança no padrão das chuvas sobre várias partes do Brasil, resultando em condições de tempo seco em áreas que anteriormente registraram mais precipitações e instabilidades em setores que experimentaram um período mais seco.
Sábado
Para o sábado (24/01), as condições de chuvas devem se tornar mais irregulares em todo o Brasil. No entanto, áreas de instabilidade devem intensificar as precipitações sobre Mato Grosso, Rondônia e Acre, onde os registros podem superar os 40 mm ao longo do dia. Por outro lado, o norte de Minas Gerais e Bahia será mais influenciado por uma massa de ar seco que vem do oceano, diminuindo as chances de chuva e alterando o padrão climático dos últimos dias.
Chuvas mais intensas são esperadas na faixa litorânea de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, devido aos ventos oceânicos persistentes na região, podendo resultar em temporais localmente fortes.
No Rio Grande do Sul, prevê-se uma condição mais seca, mas as temperaturas aumentarão devido à condição pré-frontal, antecedendo a chegada de uma frente fria, o que pode trazer sensação de abafamento e a possibilidade de temporais no final do dia.
Domingo
Para o domingo (25/01), a massa de ar seco deve se expandir sobre o leste do país, favorecendo operações agrícolas e não havendo previsão de restrições hídricas devido às chuvas recentes. No entanto, no Norte do país, são esperadas instabilidades crescentes sobre o Amazonas e o norte do Pará.
A Zona de Convergência Intertropical terá uma influência maior no domingo, elevando o potencial de chuvas sobre o Amapá, norte do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com previsão de pancadas de chuva na ordem de 20 a 40 mm.
No Centro-Sul do Brasil, as instabilidades devem aumentar com o avanço de uma frente fria, intensificando as chuvas sobre Santa Catarina e Paraná.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.