
Uma nova frente fria que se formou no Sul do Brasil já alcançou a região Sudeste, e o clima deve seguir instável pelos próximos dias, afetando especialmente São Paulo e Rio de Janeiro
Esta frente fria é considerada uma das mais intensas do outono, e até do ano, prometendo trazer chuvas fortes e ventos fortes para os dois estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que áreas que vão do litoral norte de São Paulo até a maior parte do centro-sul do Rio de Janeiro podem registrar precipitações superiores a 100 milímetros por dia nos próximos dias.
Além da previsão do Inmet, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alertas para situações de alto risco devido à intensidade dos temporais.
O Cemaden, em seu boletim, destaca a previsão de risco extremo para a região de Petrópolis no fim de semana, incluindo a possibilidade de deslizamentos de terra e alagamentos em algumas áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Já o Inmet emitiu um alerta vermelho, indicando grande perigo devido aos acumulados de chuva no litoral paulista e carioca, com esse risco se mantendo até a manhã de sábado (5).
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ressalta que os impactos dessa frente fria podem ser significativos, incluindo risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
A previsão é de chuvas volumosas também para os estados do Sul, mas é no Sudeste que os efeitos devem ser mais intensos até o fim de semana. De acordo com a Climatempo, o litoral de São Paulo pode registrar precipitações superiores a 200 milímetros entre quinta-feira e domingo, o que deve gerar grandes transtornos. No Rio de Janeiro, a previsão é de chuvas excepcionais, com volumes que podem superar a média mensal de abril, com acumulados de até 350 milímetros em algumas áreas.
A instabilidade do clima deve continuar durante o fim de semana, com a frente fria se deslocando lentamente para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira (4). No sábado (5), a chuva continua intensa, atingindo especialmente a Zona da Mata Mineira, o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro. Já no domingo (6), a chuva deve ser mais localizada, sem grandes transtornos, concentrando-se em pontos isolados no Rio de Janeiro.
Além das chuvas fortes, o fenômeno também trará ventos intensos, com velocidades de até 90 km/h entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro, e a possibilidade de ressacas no mar. A Marinha alertou sobre ondas de até 3 metros, afetando o litoral paulista, carioca e do Espírito Santo.
Por fim, com a chegada de uma massa de ar polar, as temperaturas devem cair consideravelmente, com a previsão de geadas em algumas regiões mais frias do Sul, especialmente na Serra Catarinense e na Campanha Gaúcha. Nos pontos mais altos da Serra Catarinense, é possível que as temperaturas cheguem a níveis negativos. Em São Paulo, as máximas não devem ultrapassar os 20°C, enquanto no Rio de Janeiro, as temperaturas devem ficar em torno dos 24°C no domingo.
VEJA MAIS:
- Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil
- Conheça a raça de cavalo mais barata do Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.