Fim de semana chuvoso, mas com janelas para plantio no Sudeste, Centro-Oeste e Norte

Formação de corredor de chuva inicia nesse período e próxima semana terá precipitações mais persistentes e volumosas.

Os produtores terão este fim semana para aproveitar o clima e fazer o plantio. Isso porque no decorrer da próxima semana, as chances de uma invernada aumentam e as chuvas devem ficar mais volumosas e persistentes. Segundo a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, o fim de semana deve ter precipitações, mas com intervalos de tempo firme ao longo do dia. Isso favorece a semeadura, tanto pela umidade do solo como pela janela propícia para as atividades em campo. 

“Nesse período agora, os produtores de Goiás, por exemplo, estão avançando com o plantio. Ainda que chova nesses dias, é uma chuva que vem intercalada por períodos de melhoria, então é bom aproveitar agora. E na semana que vem a expectativa é de bastante chuva [para Centro-Oeste, Sudeste e Norte]”, explica Brandt. 

Estação de monta: entenda a importância da seleção dos touros

Um ciclone tropical vem trazendo chuva desde quinta-feira, 24, para a região Sul. Apoiada pela chegada de uma frente fria, essas instabilidades também devem seguir nesta sexta-feira, 25, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná provocando tempestades, com probabilidade de granizo e raios. “O risco para as trabalhos em campo são as descargas elétricas”, alerta a meteorologista  

Entre sábado, 26, e domingo, 27, essa frente fria se consolida no Sudeste e “ajuda a criar uma área preferencial para a chuva que vai desde a costa do Sudeste até a região Norte”. Esse fenômeno faz uma ligação com a umidade da Amazônia, o que organiza as instabilidades dispersas pelo Centro-Oeste. 

Esse clima, no entanto, não deve ser a tônica do Sul, que a partir de sábado já terá um tempo aberto, especialmente, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. 

Tempo firme também para o Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Pará, Amapá e os demais estados do Nordeste também seguem sem previsão de chuvas para o fim de semana e para a próxima semana devido a canalização da umidade na faixa central do país. 

Temperaturas oscilam pelo país

O frio deve ficar mais concentrado no Sul do país nesta sexta e sábado, com máximas próximas de 19ºC no interior gaúcho. Já o interior paulista e partes do Mato Grosso e Goiás devem ter termômetros ultrapassando os 30ºC, inclusive podendo chegar a 35ºC de máxima no Centro-Oeste. 

As temperaturas baixam no centro do país e no Sudeste com a formação desse corredor de chuva. Isso porque a nebulosidade deve impedir os raios solares, além das precipitações. A expectativa é de que fique um clima ameno, entre 24ºC e 26ºC nesta zona do Brasil. 

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM