Após China decretar o fim do embargo a carne bovina brasileira, chega também a informação que os chineses habilitaram mais 4 frigoríficos
O fim do embargo da China à carne bovina brasileira não foi o único acerto definido entre autoridades dos dois países, que nesta semana realizam séries de reuniões sob comando do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Segundo apuração do Canal Rural, junto a autoridades do governo brasileiro dá conta de que mais plantas poderão negociar a proteína com o país asiático.
De acordo com as informações, que em breve o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmará oficialmente, a China habilitou a importação a partir de quatro novos frigoríficos do Brasil. Além disso, outros dois vão poder retomar as negociações com o mercado chinês — isso porque a suspensão contra eles acabou de ser derrubada.
A ampliação do comércio entre Brasil e China é um dos objetivos centrais da comitiva que está na capital chinesa, Pequim, desde o início da semana. Além do corpo técnico do Mapa, Fávaro está acompanhado de mais de 100 empresários ligados ao agronegócio e representantes de entidades do setor produtivo.
Em vídeo no qual anunciou o fim do embargo da China para as exportações da carne bovina, o ministro avisou: a missão internacional visa aumentar a presença das carnes nacionais — inclusive a suína e de frango — no país asiático, que é o principal parceiro comercial do Brasil.
Da primeira lista encaminhada pelo MAPA nos últimos anos, já foram aprovados os seguintes frigoríficos de carne bovina:
- JBS – Vilhena/RO (SIF 4333)
- Frigon – Jaru/RO (SIF 2443)
- Frisa – Colatina/ES (SIF 506)
- Astra – Cruzeiro D’oeste/PR (SIF 1251)
E ainda, foi reabilitado um frigorífico de carne bovina que havia perdido sua certificação em 2022:
- Redentor – Guarantã do Norte/MT (SIF 411)
Ainda foi reabilitado o seguinte frigorífico de carne de aves:
- BRF – Marau/RS (SIF 2014)
Essa é a primeira rodada de novas habilitações desde 2019 e nota-se que o principal estado beneficiado foi Rondônia, que agora contará com 3 frigoríficos habilitados a produzir e exportar carne bovina para os chineses.
Ministro Fávaro anuncia em Pequim a suspensão do embargo à carne bovina brasileira
Após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, nesta quinta-feira (23), em Pequim, o governo chinês decidiu que vai levantar o embargo à carne bovina brasileira. As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), identificado em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).
Desde a descoberta do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária vem trabalhando com transparência e tomando todas as providência necessárias conforme protocolo de importação internacional.
“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro, ao final do encontro.
Com informações do MAPA, Canal Rural e Agrifatto
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.