Os primeiros quatro filhos do grande touro Bolsonaro, testados no genoma, foram aprovados para o Pré Teste de Progênie ABCGIL, da raça Gir Leiteiro; Com diferentes mães, linhagens e morfologias o resultado mostra superioridade do animal
Mais uma vez, a Alta comprova a qualidade genética da sua bateria de Leite Nacional, disponível para todos os rebanhos do país. Os primeiros quatro filhos do grande touro Bolsonaro Cond. Fenix, testados no genoma, foram aprovados para o Pré Teste de Progênie da raça Gir Leiteiro. A avaliação faz parte das etapas que envolvem o Sumário Brasileiro de Touros do Gir Leiteiro – Teste de Progênie, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil) em parceria com a Embrapa Gado de Leite e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
A informação foi divulgada na última semana pelo próprio perfil do touro Bolsonaro, no Instagram. Segundo os proprietários do animal, os filhos com diferentes mães, linhagens e morfologias fez com que as expectativas fossem superadas. “Os primeiros 4 filhos testados no genoma, foram aprovados para o Pré Teste de Progênie da raça Gir Leiteiro”, destaca a publicação.
Pertencendo a raça Gir Leiteiro, uma das mais importantes para a pecuária leiteira brasileira, o touro Bolsonaro Cond. Fenix, nascido em junho de 2020, faz parte do criatório do produtor rural Bruno Afonso Aguiar. Ele é fruto do EDANK TE JABAQUARA na matriz MIKI FIV CAL e, atualmente, faz parte da bateria de touros da Alta Genetics, uma das maiores empresas de melhoramento genético.
O animal, além da sua já conquistada posição no Sumário Brasileiro de Touros do Gir Leiteiro – Teste de Progênie, tem um PTA de 812 kg de leite. Outro grande destaque que o touro Bolsonaro traz para o pecuarista que utiliza a sua genética é o selo de leite A2A2 – Leite A2A2 é um tipo de leite de vaca que contém apenas a variante A2 da proteína beta-caseína.
O leite proveniente de vacas A2A2 é obtido a partir de animais selecionados e capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite. Esse leite não desencadeia desconfortos no organismo que provocam a má digestão ou fermentação em indivíduos que têm dificuldade de digerir a beta-caseína A1.
Retomando o foco do conteúdo, o touro Bolsonaro carrega ainda o selo de Touro em Teste PNMGL 2030, segundo as informações da Alta. Marquez lembra que a Alta é conhecida pela qualidade que oferece ao mercado. “Já fizemos grandes campões e que até hoje se mantêm entre os 50 melhores touros da raça, lembrando que o Gir Leiteiro possui mais de 600 touros. Portanto, temos uma diversidade muito grande para oferecer ao mercado, de acordo com cada Plano Genético, cada sistema de produção”, destacou o gerente de Leite Nacional da Alta, Guilherme Marquez no início de 2023.
Veja o vídeo e conheça mais sobre o touro:
Gir Leiteiro oferece rusticidade ao produtor brasileiro
A raça Gir Leiteiro, originária da Índia, é uma das mais importantes para a produção de leite no Brasil, especialmente em regiões de clima tropical. Os animais desta raça são conhecidos por sua alta resistência a doenças e sua adaptabilidade a climas quentes e úmidos, características essenciais para o sucesso na pecuária brasileira. Eles possuem um corpo robusto e são facilmente reconhecidos por suas orelhas longas e caídas, além de um chifre característico em formato de lira. A coloração dos Gir Leiteiros varia bastante, mas geralmente inclui manchas vermelhas ou amarelas sobre um fundo branco.
“Essa é uma raça que acaba sendo a base de vários projetos de produção de Leite, pois não só a especialização da produção de leite, mas, sim, a saúde do animal naquele ambiente em que está. Um animal saudável e em equilíbrio produz e reproduz muito bem”, avalia o gerente de Leite Nacional da Alta.
A raça Gir é muito utilizada, também, no cruzamento com a raça Holandesa, resultando em animais Girolando, que também possuem aptidão para a produção de leite. Sendo o Touro Bolsonaro uma excelente opção para o pecuarista. “O Girolando é uma raça muito usada e versátil. Possui informações que são coletadas há mais de 40 anos para comprovar suas habilidades na produção de leite”, garante.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa
Pesquisa realizada em uma universidade do Reino Unido revela laços sociais complexos nos bovinos, ou melhor, podemos afirmar que as vacas têm “melhores amigas”.
Continue Reading Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa
Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário
Essa prática, embora possa reduzir os nutrientes do solo, não desbalanceia a fertilidade e pode ser corrigida com adubação.
Continue Reading Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário
Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
Previsão aponta chuvas para o Matopiba, mas oeste de SP e sul de MS ainda necessitam de mais precipitações para o pleno desenvolvimento das lavouras de soja
Continue Reading Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
A última audiência estava marcada para o dia 18 de dezembro deste ano, mas agora as atividades seguem até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Continue Reading STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
Gigante do confinamento acelera engorda e parceiros economizam, em média, R$ 132,80/boi
Enquanto a média nacional de produção de arroba é de 14,28 dias, a MFG conseguiu atingir uma média de 13,20 dias para a mesma produção Você sabia que é possível economizar R$ 132,80 por boi em cada ciclo de produção com um simples ajuste no manejo? O confinamento se consolidou como uma das práticas mais…
Acordos entre Brasil e China para a agropecuária podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial
Relação entre os países resultou na abertura de cinco mercados, habilitação de 38 plantas frigoríficas e recorde de exportações em 2023.