Festa do Cavalo Crioulo tem carne Hereford, campeões e Inclusão de Ouro

Modalidade inspirada no Freio de Ouro reuniu ginetes com diferentes condições em prova realizada na Arena do Cavalo Crioulo; Freio do Proprietário apresenta campeões do ciclo e comemora crescimento da modalidade

Em uma semana de celebração do amor pelo Cavalo Crioulo, criadores e seus animais correram em busca do Freio do Proprietário. A prova, que se baseia no Freio de Ouro, contou com 178 conjuntos de seis Estados brasileiros, além de competidores uruguaios e uma participação especial do Chile. As últimas etapas foram realizadas no sábado, 28 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na arena do Cavalo Crioulo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Em uma participação especial, que não contou pontos para a competição, Romané Soto Castro, ginete chilena, montou a égua Napinda da Quinta, exposta por Péricles e Dinah Druck, da Estância Boa Vista da Quinta, de Rio Pardo (RS). Romané disse que conhecer a cultura gaúcha e o trabalho com a cavalo é muito importante para ela porque a maioria dos Cavalos Crioulos presentes tem sangue chileno. “A mim coube esta égua, Napinda da Quinta, que tem sangue Hornero (referência à Invernada Hornero, um dos principais nomes da raça, trazido do Chile por Dirceu Pons e Flavio Tellechea) por mãe e pai e é muito bonito isso, de poder participar no Brasil com uma égua descendente do primeiro cavalo chileno que veio para o Brasil”, avaliou. A ginete também disse que entre as diferenças entre o trabalho realizado com Cavalos Crioulos no Brasil e no Chile está a inexistência de treinadores naquele país.

Freio-do-Proprietario-Categoria-Feminina-Credito-Maurício-Vinhas
Foto: Maurício Vinhas

O presidente da ABCCC, César Hax, disse que o Freio do Proprietário é uma prova que traz uma emoção diferente. “Traz a vontade do proprietário ou do criador de experimentar seus animais e de experimentar toda a dificuldade que é, porque é um espelho do Freio de Ouro”, comentou. O dirigente também celebrou que a prova cresce em número de participantes, em grau de dificuldade e em nível de apresentação. “Isso para a associação é de extrema importância, pois valoriza o criador, valoriza o proprietário e valoriza o usuário do cavalo”, complementou.

Peleia-Freio-do-Proprietario-Credito-Nestor-Tipa-Junior-AgroEffective
Foto: Nestor Tipa Júnior

Peleia da Carne Hereford marca presença na final

Uma saborosa Peleia tendo a Carne Hereford no centro da disputa mais uma vez tomou conta do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A ação, promovida pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), foi realizada na noite da sexta-feira, 27 de setembro, durante a final do Freio do Proprietário, modalidade da raça Crioula, que teve seu encerramento do ciclo no final de semana.

Conforme o gerente executivo da ABHB, Felipe Azambuja, a Peleia mais uma vez se mostrou um evento que promoveu a Carne Hereford para um público seleto como o do Cavalo Crioulo. “A ABCCC tem sido uma grande parceira e esta promoção dentro do Freio do Proprietário, que tem um público de criadores e investidores da raça Crioula, é muito qualificada. E já estamos há quase dois anos nessa parceria e mais uma vez estamos muito felizes de realizar esse evento de sucesso”, destacou.

Já o presidente da ABCCC, César Hax, destacou que a Peleia já virou uma tradição dentro dos eventos do Cavalo Crioulo. “Esse é um momento importante, com a convivência, a discussão e a confraternização. Isso tudo eleva nosso evento e projeta outros ótimos eventos para frente. Teremos no ano que vem o Mundial do Braford junto com o Bocal de Ouro e tenho certeza que vai ser um evento grandioso, em que poderemos explorar todas as potencialidades de ambas as raças dirigidas para um só momento”, reforçou.

Quatro trios fizeram a disputa do melhor assado, julgados pelos avaliadores Artur Rocha, José Alexandre e Alejandro Lucio Manele. E, pela primeira vez, um trio foi composto só por mulheres. Débora Colombo, uma das integrantes do time Assasinhora, disse que valeu a pena a participação. “Viemos de Lages (SC) e estamos com uma equipe grande participando do Freio do Proprietário, então foi muito divertido, a gente deu muita risada. Fizemos os acompanhamentos, preparamos pratos diferentes e ficou tudo muito gostoso, delicioso, mas o que vale é a alegria”, observou.

A equipe bateu na trave, ficando com a segunda colocação, com um total de 403,5 pontos. No primeiro lugar ficou o trio Fronteiriços com 408,5 pontos. Na terceira colocação ficou a equipe Tradição, com 388 pontos e em quarto lugar ficou o trio Home do Céu, com 374,3 pontos.

Campea Forca C Inlcusao - Credito Joao Morais
Foto: João Morais

Emoção e superação de limites marcam final do Inclusão de Ouro

Uma prova onde todos saem vencedores pela superação de seus limites, encantou a torcida neste sábado, dia 28 de setembro, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS). O Inclusão de Ouro, que contou com 15 competidores portadores de diferentes condições especiais, teve, em sua final de ciclo, a consagração de campeões em suas quatro categorias.

A subcoordenadora da Comissão do Inclusão de Ouro, Fernanda Maggi, ressaltou que o ciclo foi encurtado, com a não realização de algumas etapas seletivas, em razão das intempéries que assolaram o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, 15 conjuntos chegaram à grande final e realizaram os diferentes movimentos que compõem a prova. “Foi uma prova de um nível muito bom, O pessoal vem se puxando, treinando, se dedicando a cada ciclo”, avaliou. A dirigente também adiantou que devem se reunir com os competidores para avaliar pontos positivos e negativos do ciclo que se encerra para projetar o futuro.

Como de costume, durante a prova a plateia se mantém em silêncio para não causar desconforto nos ginetes. Contudo, Fernanda relatou que a emoção é tão grande que ninguém aguenta, afinal, nas arquibancadas ficam os familiares e amigos que acompanham os competidores. A premiação dos ginetes campeões em cada categoria foi realizada no lounge montado pela ABCCC e ocorreu juntamente com a premiação dos vencedores do Freio do Proprietário.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM