
Já os preços dos fosfatados se firmaram com a retomada da demanda no Brasil e estoques mais ajustados, confirmando reversão de tendência dos últimos meses.
O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) alcançou o número mais favorável dos últimos cinco meses em dezembro de 2022, fechando o ano em 1,03 – ante 1,1 em novembro. Assim, os produtores rurais têm uma relação de troca e uma rentabilidade positiva. Esse cenário se deve à combinação de uma ligeira redução nos preços dos fertilizantes, associado com a apreciação das commodities.
Na média, houve uma redução de 6% nos preços dos fertilizantes, principalmente nitrogenados. Já os preços dos fosfatados se firmaram com a retomada da demanda no Brasil e estoques mais ajustados, confirmando reversão de tendência dos últimos meses.
Já as commodities subiram, na média, quase 1% na comparação com novembro, com recuperação de preços liderada pela cana-de-açúcar, de 2%. A soja ficou praticamente estável em relação ao ano passado, com um aumento de 0,02% em um cenário de boas expectativas de demanda chinesa, ainda que o plantio na América do Sul venha apontando para uma safra muito boa e com bastante oferta de produto. O milho manteve uma leve alta de 0,3%.
- Conheça a raça Maronesa, bovino selvagem descendente direto do Auroque
- Gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil para iniciar plantio de grãos
- Morre Ovídio Ferreira, um dos maiores nomes da raça Quarto de Milha
- Massa de ar polar chega e faz termômetros das capitais despencarem para 10°C
- Com recorde histórico, Frigol fatura R$ 3,7 bilhões e abate 665 mil bovinos em 2024
A expectativa agora é que o milho safrinha seja plantado dentro da janela ideal. A presença do La Niña chama atenção, mesmo que os impactos no Rio Grande do Sul e no Paraná ainda não possam ser mensurados.
Via Mosaic Fertilizantes
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.