
A BVRio acaba de lançar uma ferramenta gratuita que possibilita verificar o desmatamento e a conversão de vegetação nativa em propriedades rurais na região produtora de soja no Cerrado brasileiro.
A BVRio desenvolveu e acaba de lançar uma ferramenta que possibilita verificar o desmatamento e a conversão de vegetação nativa em propriedades rurais na região produtora de soja no Cerrado brasileiro. Com uma ampla abrangência de mais de 92.000 fazendas produtoras de soja, totalizando mais de 61 milhões de hectares, esta ferramenta se torna uma poderosa aliada para realizar verificações ágeis de indicadores de desmatamento e conversão nessas áreas.
O funcionamento é simples e eficiente, sendo necessário apenas o número de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para realizar a verificação. Os proprietários rurais têm acesso gratuito à ferramenta, permitindo que demonstrem a legalidade e responsabilidade da soja que produzem a potenciais compradores.
O lançamento da nova ferramenta de avaliação de riscos da BVRio é um passo importante para auxiliar os países importadores a garantir que suas cadeias de abastecimento de soja sejam livres de desmatamento ilegal e contribuam para a preservação do meio ambiente.
Estima-se que 52,4 milhões de toneladas de soja sejam produzidas anualmente no Cerrado, o que corresponde a 43% da produção total do Brasil, e representa uma região estratégica na produção e fornecimento global de soja. O aumento da demanda por alimentos e a crescente busca por alternativas sustentáveis têm impulsionado a necessidade de monitoramento e rastreabilidade do desmatamento e conversão de vegetação nativa associados à produção de soja na região.
Grace Blackham, diretora da BVRio e gerente do projeto que é financiado pela Fundação Waterloo, disse: “Há uma grande quantidade de dados públicos disponíveis e confiáveis sobre mudança de uso do solo no Brasil, mas não havia ainda uma maneira fácil de acessá-los para verificar o desmatamento ou a conversão de vegetação nativa por propriedade.
Com base em nossa experiência na criação do Sistema de Due Diligência de Madeira e impulsionados pela crescente demanda por rastreabilidade de commodities agrícolas devido ao aumento das regulamentações, criamos esta ferramenta de mapeamento da produção de soja.”

A demanda por uma ferramenta de due diligence deve, assim, crescer substancialmente em vista de novos regulamentos internacionais. A nova legislação na União Europeia aprovada recentemente determina agora que commodities como a soja não podem ser colocadas ou disponibilizadas no mercado da UE, ou exportadas da UE, a menos que sejam livres de desmatamento após a data limite de 31 de dezembro de 2020, e tenham sido produzidas de acordo com a legislação relevante do país de produção.
Embora o regulamento defina a restrição apenas a áreas de florestas, excluindo assim grande parte do Cerrado, a tendência é que a próxima revisão da legislação europeia inclua “outros tipos de florestas”, de forma a colocar o Cerrado no escopo da regulamentação.
A ferramenta já está disponível para uso no site https://soja.bvrio.org/ e não é necessário fazer login ou registro. Novos recursos e dados serão adicionados à ferramenta ao longo deste ano.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Páscoa: o que dizer sobre a visão de um lavrador?
A Páscoa traz sentimento de mudança e reflexão; ano após ano o agricultor semeia seus campos na esperança de vê-los germinados
Continue Reading Páscoa: o que dizer sobre a visão de um lavrador?
ALERTA: Chuva de mais de 150 mm e nova frente fria; veja previsão do tempo
A combinação de frente fria, chuva intensa e queda nas temperaturas exige atenção de produtores rurais, motoristas e da população em geral ao longo desta semana.
Continue Reading ALERTA: Chuva de mais de 150 mm e nova frente fria; veja previsão do tempo
Boi gordo firme a R$ 335/@ com viés de alta garantido no pós-feriado; veja cotações
A valorização foi motivada pela maior movimentação dos frigoríficos. A demanda interna aquecida e a expectativa de novas exportações robustas ainda são fatores que sustentam um viés positivo no mercado do boi gordo.
Continue Reading Boi gordo firme a R$ 335/@ com viés de alta garantido no pós-feriado; veja cotações
Mapa apreende em Araraquara 32 toneladas de arroz e feijão com disparidade de tipo
Produtos encontrados em uma rede de supermercados tinham excesso de defeitos, segundo análise laboratorial do Ministério
Continue Reading Mapa apreende em Araraquara 32 toneladas de arroz e feijão com disparidade de tipo
Papa Francisco morreu por AVC e colapso cardiovascular, confirma Vaticano
O papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível, diz o certidão médica que atestou a morte de Francisco; Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre cerimônias fúnebres
Continue Reading Papa Francisco morreu por AVC e colapso cardiovascular, confirma Vaticano
Descubra como cabras sobreviveram por mais de 200 anos em ilha sem água doce na Bahia
Genética única e adaptação ao clima extremo podem ajudar rebanhos do semiárido brasileiro; Diante disso, as cabras serão estudadas pela UESB e pela Embrapa, devido à sua admirável capacidade de adaptação à escassez hídrica.