Último dia de feira também contou com evento do LIDE Ribeirão Preto, que abordou liderança feminina, mulheres no agro e a reforma tributária.
Palco das transformações e inovações do setor de bioenergia, a Fenasucro & Agrocana encerrou sua 29ª edição nesta sexta-feira (18), em Sertãozinho/SP. Segundo a organização do evento, o balanço final deve ser divulgado até a próxima segunda-feira, dia 21, após a conclusão da análise dos resultados.
Com visitantes compradores do Brasil e de mais 47 países – que encontram no evento produtos, tecnologias e tendências do setor, pautados na transição energética global com foco na sustentabilidade, biocombustíveis e energias limpas -, os últimos momentos antes do encerramento foram marcados por um clima de otimismo entre os expositores.
Para o diretor geral da SEW-EURODRIVE BRASIL para América Latina, Alexandre dos Reis, a Fenasucro & Agrocana é o maior e melhor evento de negócios do setor de açúcar e álcool.
“Novamente tivemos nossas expectativas superadas, tanto em termos de negócio, como em termos de visibilidade e divulgação. Um público muito qualificado e representativo do setor nos visitou nestes quatro dias, demonstrando alto interesse nas várias tecnologias que nós apresentamos. Parabenizo a organização por mais uma edição bem-sucedida, certo de que a próxima edição será ainda maior e melhor. A SEW-EURODRIVE BRASIL certamente estará aqui novamente”, adiantou.
Raul Capparelli, gerente comercial da Baldan, disse que a participação na feira foi muito relevante. “O ponto forte é seu público alta e tecnicamente qualificado. Estamos otimistas em relação aos negócios diante das conversas que tivemos, do público que nos visitou e de potenciais clientes”, afirmou.
E teve também quem fez a sua estreia na feira este ano. O presidente da APS Soluções, Luís Dearo, contou que a empresa está no mercado há mais de 20 anos. Mas, para participar de um evento corporativo pela primeira vez escolheu a Fenasucro & Agrocana. “Precisávamos de uma plataforma robusta, de boa penetração, significativa e nada melhor do que a maior feira de bioenergia do mundo. Nossa expectativa era de gerar negócios e tivemos um resultado muito significativo”, destacou.
Incentivo às pequenas e médias empresas
Em uma parceria com o Sebrae, Fatec, SENAI, FAESP, IFSP, FUNDAM e Prefeitura Municipal, 12 pequenas e médias empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico de Sertãozinho, que em sua nova fase passa a ser gerido pelo CEISE Br, participaram, pela primeira vez, do evento.
“As empresas fizeram uma média de 30 a 40 contatos. Alguns clientes, inclusive, pediram proposta comercial. Nessa modalidade que desenhamos, conseguimos viabilizar esse acesso à feira com um excelente custo-benefício”, ressaltou Paulo Arruda, gerente regional do Sebrae Ribeirão Preto.
O objetivo, segundo ele, é aumentar o estande e triplicar o número de empresas na edição do ano que vem. “O processo foi tão legal que vamos repetir. E esperamos que muitas dessas empresas, no futuro, possam estar com seus estandes próprios”, reforçou.
Rodada de negócios
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, uma parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, realizou uma série de rodadas de negócios internacionais simultaneamente à Fenasucro & Agrocana.
A iniciativa reuniu mais de 62 empresas brasileiras, que compartilharam suas inovações para 24 compradores de cerca de 15 diferentes países em, aproximadamente, 650 reuniões. “Terminados uma agenda intensa de rodada de negócios. Ainda estamos compondo os resultados para divulgarmos um balanço mais efetivo, mas, sem dúvida, saímos com um saldo superpositivo”, pontuou o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellar.
Liderança feminina
Para encerrar a programação de conteúdo da 29ª edição da Fenasucro & Agrocana, o LIDE Ribeirão Preto promoveu o encontro “Reforma, Governança e Mulheres no Agro: Lideranças em Transformação”. A mesa foi comandada pela empresária Claudia Tonielo, diretora de RH do Grupo Viralcool, e apresentada por Marcelo Salomão, vice-presidente do LIDE Ribeirão Preto. Fizeram parte do debate a CEO do Grupo Junqueira Rodas, Sarita Junqueira Rodas; o deputado federal Baleia Rossi; o senador Marcos Pontes; e o empresário Maurílio Biagi Filho, CEO da Maubisa e chairman do LIDE Ribeirão Preto.
Durante o encontro, Sarita defendeu que a agenda ESG é uma pauta feminina. “É um assunto que precisa de uma sensibilidade para compreender esse valor agregado que ainda não é financeiro. Precisamos entender a sustentabilidade e o ESG como uma obrigação de organização, governança, igualdade de gêneros, sustentabilidade financeira, entre outros”, argumentou.
Já o deputado federal Baleia Rossi trouxe um debate sobre a reforma tributária brasileira e enfatizou que a aprovação da proposta vai destravar a economia do país. “Estudos demonstram que a gente tem a capacidade de fazer com que a nossa economia cresça pelo menos 20% nos próximos 15 anos. Isso pode significar a criação de cerca de 12 milhões de novos empregos”, afirmou o parlamentar.
30ª edição
Em 2024, a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana será realizada de 13 a 16 de agosto, em Sertãozinho/SP.
“Estamos muito felizes e esperando os resultados do balanço final de 2023. A feira teve um recorde fantástico de renovações e muitos dos expositores que estão aqui este ano já assinaram contrato para 2024. Isso mostra que o nosso setor está no caminho certo. Os investimentos estão voltando e o setor é o protagonista mundial da transição energética”, concluiu o diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone.
Fonte: Fenasucro & Agrocana
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.