Confraria da Carcaça Nelore realiza leilão com animais de alto padrão na Feicorte 2024; Tecnologias avançadas, como a ultrassonografia de carcaça, são utilizadas pelo grupo para alcançar padrões elevados de qualidade na carne
A Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, marcada para 19 a 23 de novembro, em Presidente Prudente (SP), está baseada em dois grandes pilares: o boi e a carne. O foco em impulsionar a pecuária brasileira em nível internacional atrai criadores, fornecedores, empresas do setor, investidores, profissionais do setor e grupos de produtores, como a Associação Confraria da Carcaça Nelore (ACCN).
O objetivo do grupo é desenvolver a pecuária tropical com produtividade e qualidade superior da carne, “pensando sempre na felicidade do consumidor”, conforme explica o vice-presidente da Confraria Fred Mendes. A história da Confraria da Carcaça Nelore, como é conhecida no mercado, surge em paralelo à ampliação das medições de carcaça por ultrassom no Brasil. A tecnologia, capaz de “mostrar o animal por dentro”, trouxe uma promissora e nova perspectiva para a raça.
Os resultados do uso dessa estratégia estarão visíveis durante a programação da Feicorte, com o Leilão Confraria da Carcaça Nelore, no dia 21 de novembro, às 20h. “Estarão no remate touros de exceção, participantes das Provas de Eficiência Alimentar da Confraria; fêmeas jovens top de safra, com padrões da associação para serem doadoras de embriões e pacote de embriões, prenhezes ou aspirações de doadoras top dos rebanhos dos confrades – como são chamados os membros do grupo”, resume o vice-presidente.
A genética selecionada pela ACCN, conta Fred Mendes, gera bem-estar para os animais, contribui para o meio ambiente e potencializa o sabor único do produto, garantindo sustentabilidade ambiental e econômica para os produtores brasileiros, preceitos alinhados à proposta da Feicorte.
“A curadoria da feira sempre primou pela qualidade do conteúdo, trazendo atualizações e inovações. Então ela sempre foi fonte de conhecimento em diferentes áreas, como manejo, nutrição e genética, contribuindo para a melhoria da qualidade da produção. Além disso, a visibilidade nacional e internacional para o nosso gado e para o nosso projeto é grande e de qualidade, visto que o público da Feicorte é seleto e envolvido. É um ambiente de networking interessante e com possibilidades de boas oportunidades de negócio”, resume o vice-presidente da ACCN.
Leilão com animais de alto nível
Os animais ofertados no remate, de acordo com a associação, são divididos da seguinte forma:
- 15 touros com selo CONCARNE (selo de excelência da Confraria), marcados a fogo na paleta;
- 5 lotes de prenhezes, aspiração ou pacote de embriões, cujas doadoras são doadoras top dos rebanhos dos Confrades;
- 20 lotes de fêmeas jovens top de safra, atendendo aos padrões da ACCN para serem doadoras de embriões de alto marmoreio, alto AOL (área de olho-de-lombo), alto EGS (espessura de gordura subcutânea) e intensa caracterização racial.
Entre esses animais, está uma fêmea doadora de alto padrão da Agro Matavelha. Conforme explica o diretor da propriedade Fernando Barros, também membro da diretoria comercial e conselho técnico da Confraria da Carcaça, esta é a oportunidade de adquirir uma genética rara, já que a doadora é parte de um lote oriundo da última importação realizada da Índia. “Vamos oferecer a possibilidade de um criador adquirir um material único, que não está disponível para venda tradicional”, diz.
Frequentador da Feicorte desde as primeiras edições, Barros destaca a força do evento para a região de Presidente Prudente. “É um polo muito importante dentro do agronegócio e, agora, com a feira, voltará a ser referência no mercado”, define.
Ultrassonografia de carcaça eleva padrões da genética Nelore
A seleção realizada pelos produtores da Confraria da Carcaça tem como foco a tecnologia da ultrassonografia. “A ultrassonografia de carcaça é uma ferramenta portátil aplicada nos bovinos vivos para predizer características de carcaça e carne de importância econômica tanto para seleção genética como para a padronização das carcaças dentro da indústria frigorífica”, resume a integrante da Comissão Técnica do grupo, Liliane Suguisawa.
A Confraria usa uma tecnologia chamada Software BIA, que avalia índices importantes como o AOL (área de olho-de-lombo), Ratio (formato da AOL), AOL/100 (área de olho-de-lombo por 100 kg de Peso Vivo), EGS (espessura de gordura subcutânea), e MAR (marmoreio da carne), que determinam o potencial individual de musculosidade, precocidade sexual e de terminação e qualidade da carne, respectivamente.
Apesar da grandiosidade no rebanho e de ser determinante para a carne brasileira, a especialista menciona a raridade em encontrar um bom índice de marmoreio na raça Nelore no País. A partir do emprego da tecnologia da ultrassonografia na ACCN, há seleção e multiplicação dos indivíduos superiores da raça para AOL, EGS e MAR.
“A democratização desta genética possibilitará aumento da quantidade de animais no rebanho comercial com estas características posicionando a carne Nelore em um patamar superior de qualidade, sabor e maciez”, finaliza Liliane.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.