Federarroz: Temas estratégicos para a cadeia do arroz estarão em pauta na Abertura da Colheita

Tradicional reunião da Câmara Setorial do Arroz e Seminário Duas Safras farão parte da programação do evento em Capão do Leão (RS).

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), contará com uma programação diversificada, abordando desde desafios da cadeia produtiva até inovações tecnológicas e oportunidades de mercado. Entre os destaques da programação estão momentos já tradicionalmente esperados para o evento, como a reunião da Câmara Setorial do Arroz e o Fórum Duas Safras.

No dia 18 de fevereiro pela manhã, será realizada a reunião da Câmara Setorial do Arroz. Segundo o presidente da Câmara, Henrique Dornelles, este encontro marca o início do período comercial da safra e trará previsões assertivas sobre o volume de produção. “A Câmara Setorial tradicionalmente marca o início do período comercial, pois traz um panorama mais preciso da produção, com alguns estados já colhendo. Neste ano, teremos a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, reforçando a importância deste debate”, ressalta.

Pesquisa cria selo de denominação de origem para filé de tilápia

Entre os temas centrais, Dornelles destaca a rastreabilidade na cadeia do arroz, um assunto que “possivelmente será uma exigência do governo nos próximos anos, como já ocorre em outras cadeias produtivas, incluindo bovinocultura e suinocultura”. Ele também abordou os impactos das recentes medidas do governo, como a tentativa de importação de arroz de fora do Mercosul e a ação dos contratos de opção, que geraram queda nos preços. “Essas ações intervencionistas trouxeram reflexos diretos no mercado, reduzindo os preços do arroz em pelo menos R$ 10,00, demonstrando a sensibilidade do setor e a força do varejo na formação dos preços”, explica.

No dia 20 de fevereiro, pela manhã, acontecerá o Seminário Duas Safras – Etapa Sul, promovido pelo Senar. Para o superintendente do Senar do Rio Grande do Sul, Eduardo Condorelli, o evento fortalece a agricultura e o desenvolvimento do Bioma Pampa. “A Abertura da Colheita é uma grande oportunidade para o crescimento do setor e a qualificação dos produtores. Participamos deste evento não apenas para fortalecer a cadeia produtiva do arroz, mas para evidenciar o potencial da agricultura em todo o Estado. O Bioma Pampa ocupa dois terços do território gaúcho e representa uma das maiores fronteiras agrícolas do Brasil, com infraestrutura suficiente para abastecer tanto o mercado interno quanto às exportações via Porto de Rio Grande”, observa.

A programação das palestras técnicas no estande da Embrapa foi dividida em três grandes temas: solo, forrageiras e sistemas de produção em terras baixas, e cultivo de arroz. Entre os destaques está a apresentação da cultivar BRS A709 e o uso de drones para mapeamento de solos, tecnologia que pode auxiliar a instalação de sistemas irrigados em terras baixas. Além disso, a palestra sobre rastreabilidade na cadeia do arroz promete trazer novidades sobre a transparência do campo à mesa do consumidor.

Este ano, o tema escolhido para a Abertura da Colheita é “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”. O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Pelo site colheitadoarroz.com.br podem ser buscadas mais informações bem como realizar inscrições gratuitas. 

Fonte: Federarroz

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM