Pecuaristas levam golpe e não recebem pagamento de venda de bovinos; Frigorífico Frig West anunciou encerramento de atividades em Ituiutaba
O frigorífico Frig’West encerrou suas atividades em abril de 2020 e deixou pendente o pagamento de dezenas produtores rurais que forneciam bovinos à empresa. Localizada em Ituiutaba, município do triângulo mineiro, a Frig’West funcionava desde 2012 em um imóvel cedido pela Prefeitura Municipal.
No CNPJ da empresa consta como dono o empresário Eurico Dias Tavares, entretanto, três outras pessoas são citadas pelos credores como os verdadeiros donos do frigorífico, são os empresários Renato Marcelino Mendonça, Osvaldo Marcelino de Mendonça Filho, membros de uma das mais tradicionais famílias da região, além de Thiago Ferreira de Paula, conforme noticiado na imprensa.
Os fornecedores prejudicados com o fechamento da Frig’West reclamam de uma dívida milionária. No último mês de funcionamento, o frigorífico comprou e pagou em cheques pré-datados e sem fundo, assinados pelas funcionárias Kelly Medeiros e Richella, os produtores rurais de diversos municípios. Em 26 de maio, os credores manifestaram sua indignação na 23ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ituiutaba.
De acordo com informações, após fecharem a Frig’West, os sócios concentraram suas atividades no Frigorífico Confiança, em Uberlândia, cujo CNPJ está em nome de Marcelo Matsunaga. Os dois frigoríficos foram considerados um grupo econômico por um antigo parceiro, a empresa Sigma Fundo de Investimentos que executa uma ação judicial, comprovando o vínculo entre as empresas. Um dos credores lesados pela Frig’West, Adnaldo Martins, relata que um dos compradores do frigorífico chegou a falar sobre o arrendamento da planta em Uberlândia.
Além das provas, existem ações na Justiça do Trabalho que citam a Frig’West e os irmãos Mendonça como réus, comprovando o vínculo entre os verdadeiros donos e a empresa.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Segundo nota do Frigorífico, a empresa tem a intenção de honrar com os compromissos – “Não obstante esses fatores, a diretoria do FRIGWEST FRIGORIFICO EIRELI, está envidando todos os esforços para honrar seus compromissos assumidos com seus parceiros fornecedores, bem como com seu quadro de funcionários. Dessa forma, esperamos mais uma vez contar com a compreensão de cada um de nossos parceiros fornecedores, lamentando profundamente encerrar as atividades nesta cidade, cujos cidadãos, comércio, pecuaristas e funcionários, nos recebeu de forma tão brilhante e acolhedora”.
Adaptado do site tvriopretoburitis.com.br