A fiscalização revelou a presença de uma tubulação clandestina que captava água sem a devida autorização do órgão ambiental. O caseiro da propriedade foi detido, ouvido e autuado por crime ambiental; confira
Uma fazenda de camarão localizada nas proximidades da Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi multada em R$ 1 milhão após suspeitas de desvio irregular de água do referido local. A ação foi resultado da ‘Operação Portinho Vivo‘, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em colaboração com a Polícia Civil e a Polícia Militar.
A denúncia partiu de moradores da região, que alertaram as autoridades sobre a captação irregular da água da Lagoa do Portinho. A fiscalização revelou a presença de uma tubulação clandestina que captava água da lagoa sem a devida autorização do órgão ambiental. O caseiro da propriedade foi detido, ouvido e autuado por crime ambiental.
O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, ressaltou a importância da ação para a preservação do meio ambiente. “A utilização de recursos hídricos depende de licenciamento do órgão ambiental. Estamos vigilantes ao uso irregular dos recursos hídricos em todo o estado do Piauí“, afirmou.
A Lagoa do Portinho é um dos pontos turísticos mais visitados do litoral piauiense. Em 2015, a lagoa chegou a secar completamente devido à exploração ilegal do recurso hídrico. A fiscalização da Semarh se torna crucial para garantir a preservação desse importante ecossistema. O desvio ilegal de água pode resultar em danos ambientais graves, incluindo a salinização da lagoa e a morte de espécies aquáticas. A operação visa coibir práticas que possam comprometer a sustentabilidade e a beleza natural da Lagoa do Portinho.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.