Tristeza! A morte de 100.000 frangos foram provocadas pela falta de energia elétrica em uma avicultura, cerca de 340 toneladas de carne de frango foram descartadas.
No sábado, dia 04 de fevereiro, pela tarde, houve uma queda de energia na região do polo avícola em Conceição da Feira, próximo a salvador cerca de um 130 quilômetros, por falta de energia elétrica, ocasionando a morte de cerca de 100 mil aves. Confira todas as informações abaixo e, claro, veja como tentar mitigar tais prejuízos!
A fazenda que ficou sem energia por seis horas não possuía geradores ou outras fontes alternativas de energia. Sem um acompanhamento adequado por parte da concessionária de energia, ou soluções como ampliação e manutenção da rede, os produtores ficam à mercê de prejuízos como esses, sem ter a quem reclamar, apenas através da justiça.
A produção avícola é bastante tecnificada e um desabastecimento de energia causa graves danos, não só monetários como também sanitários, afinal foram aproximadamente 340 toneladas de frango que tiveram que ser descartadas. Financeiramente o prejuízo gira em torno de quase 2 milhões de reais.
De acordo com Patrícia Nascimento, diretora executiva da ABA, é insuficiente e inadequado a manutenção por parte da concessionária de energia da região, pois faz-se necessária algumas mudanças e ampliação das redes.
“A produção avícola é bastante tecnificada na região e um desabastecimento de energia causa graves danos, não só monetários como também sanitários, afinal foram aproximadamente 340 toneladas de frango que tiveram que ser descartadas. Financeiramente o prejuízo gira em torno de quase R$ 2 milhões”, analisou Patrícia Nascimento.
“Nós da ABA, já enviamos diversos pedidos junto à concessionária, pedindo melhorias, adequações, novas instalações e ficamos sem atendimento. Nesse episódio de sábado as granjas ficaram mais de 6 horas sem energia elétrica”, informou ela.
De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), um defeito interno na unidade consumidora afetou a rede elétrica. Ainda de acordo com a empresa, técnicos da distribuidora foram encaminhados ao local para normalizar o fornecimento.
Busca por soluções é antiga
Nós da ABA, já enviamos diversos pedidos junto à concessionária, pedindo melhorias, adequações, novas instalações e ficamos sem atendimento. Nesse episódio de sábado as granjas ficaram mais de 6 horas sem energia elétrica.
Em 2022, uma queda de energia provocou a morte de 30 mil frangos na mesma região.
Os produtores afirmaram que já fizeram diversos pedidos de melhorias e instalações à concessionária, mas não foram atendidos. Agora, eles pretendem recorrer na Justiça e notificar o ocorrido na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Alertas
Quem trabalha no agronegócio, sobretudo quem administra aviários, sabe da importância de manter todos os equipamentos em pleno funcionamento e também conhece os problemas de fornecimento de energia que permeiam o interior do Brasil.
- Conheça o quadriciclo que está dominando o trabalho rural e revolucionando o campo
- Gigante mundial do agro anuncia calote de mais de R$ 70 milhões e abala mercado
- ‘Recuperação judicial não é a salvação do produtor rural’, alerta especialista
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
Diante desse cenário, a modernização da granja com o auxílio da tecnologia pode transformar completamente os processos e aumentar a produtividade, desde que a manutenção desses novos equipamentos esteja sempre em dia. Por isso, a energia elétrica é um dos componentes que merece maior atenção, já que é a responsável direta pelo funcionamento dos equipamentos.
Ter um gerador de energia próprio também faz toda a diferença quando o objetivo é modernizar sua granja e, esse equipamento, merece uma atenção especial. Assim como um automóvel, é importante verificar e trocar o óleo do motor, realizar as trocas de filtros, garantir que o tanque de combustível esteja cheio, além de ser necessário checar a carga da bateria constantemente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.