Fazenda degradada deu a volta por cima e passou a ser uma das mais produtivas do Brasil

A fazenda hoje produz 20 arrobas de bovinos por hectare por ano, além de possuir outros índices de alta produtividade no País.

A história de sucesso foi da fazenda Saltinho, localizada no município de Camapuã (MS). Quem falou sobre essa transformação da propriedade foram o zootecnista Antonio Chaker que é gestor pecuário, coordenador do Instituto Inttegra e um dos mentores do programa Fazenda Nota 10, além do pecuarista Elinaldo Paniago, da fazenda Saltinho, no município de Camapuã (MS).

“A fazenda foi adquirida em meados de 2008, e estava 100% degradada. Fizemos todo um trabalho de investimento de recuperação da propriedade para torná-la produtiva”, diz Paniago.

Números invejáveis da ex-fazenda degradada

fazenda degradada
Detalhe do gado a pasto na fazenda Saltinho. Foto: Divulgação

Atualmente, a fazenda possui números invejáveis para qualquer propriedade de bovinos de corte, segundo Chaker.

Além da alta produtividade de 20 arrobas por hectare por ano, a Saltinho possui uma taxa de desfrute de 70%, 2,4 unidades animais (UAs) por hectare e um ganho médio diário (GMD) global de 584 gramas por dia.

“Para se ter uma ideia, uma fazenda muito produtiva já pode comemorar com um GMD global de 480 gramas por dia”, diz Chaker.

Pecuária regenerativa fundamentou a transformação da Saltinho

fazenda degradada
Detalhe da cultura de soja e palhada no solo da fazenda. Foto: Divulgação

Um dos manejos que mais ajudou a transformar a fazenda Saltinho foi a adoção da pecuária regenerativa. A técnica é uma das que mais visa a preservação e conservação do solo.

A região onde está localizada a Saltinho é marcada por solos fracos e mais arenosos. A saída foi optar por ir melhorando gradativamente esse solo.

“Nosso conceito de pecuária regenerativa é, basicamente, não deixar o solo descoberto”, diz Paniago.

Por isso, foram adotados manejos de conservação aliando a integração lavoura-pecuária (ILP) para que cada vez mais fosse depositada a palhada no solo.

Hoje a fazenda está bem estruturada, rentável, produzindo a própria energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas e já está prestes a negociar créditos no mercado de carbono.

Fazenda Nota 10

fazenda degradada
Vacas Nelore com bezerros F1 Angus em área de pasto. Foto: JMMatos

A propriedade é uma das cerca de 500 fazendas participantes do programa Fazenda Nota 10 que visa ajudar os produtores rurais a atingir cada vez mais resultados.

O Fazenda Nota 10 é uma iniciativa da parceria entre o Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias e a Friboi.

É considerado um dos mais importantes programas de capacitação de líderes e comparativos entre propriedades de pecuária de corte do Brasil.

Fonte: Giro do boi

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM