Fazenda Colorado produz 110.421Kg de leite em 24 horas e supera seu próprio recorde

Por mais de uma década consecutiva, a Fazenda Colorado é a maior produtora de leite do Brasil, detentores do recorde histórico de 110 mil litros em apenas 24h em julho deste ano. Conheça sua estrutura e história de sucesso!

A produção de leite no Brasil é um dos setores que mais gera renda e impulsiona a economia, estando presente na maior parte das propriedades rurais do país. Dentro desse setor, se destaca a Fazenda Colorado, primeira colocada no Ranking Top100 por mais de 10 anos consecutivos e, agora, quebrou o seu próprio recorde, a produção de 110,421 quilos de leite em 24 horas de produção – sendo o recorde anterior de cerca de 100 mil litros.

A conquista é um grande marco na história da pecuária leiteira do país e fruto de muito trabalho e dedicação. A Xandô é um laticínio fundado em Araras, SP, que completou 40 anos em 2022. A Xandô pertence à Grupasso Participações S.A., empresa brasileira que também agrega a Fazenda Colorado, a Sucorrico e a Plastirrico.

O anúncio oficial aconteceu no dia 07 de julho, onde a fazenda Colorado superou seu próprio recorde de produção com 110 mil Kg de leite e média de produção de 45.2Kg por vaca. Fruto de um trabalho diário e enfrentamento de desafios comuns a fazendas grandes e pequenas como mão de obra, padronização de processos, liderança e compra de insumos, venda de produtos.

A fazenda, uma das mais tecnológicas do setor leiteiro, conta com o famoso sistema carrossel de ordenha que acomoda vacas e que garante conforto ao rebanho, com iluminação e ventilação controladas – bem-estar animal é um dos pilares do “Rei do Leite”. É um super investimento em tecnologia na fazenda que, ao garantir o bem-estar animal, contribui para maior produtividade e melhor qualidade do leite. É um total de 2.400 vacas ordenhadas 3x ao dia produzindo uma média de 6 mil litros por hora.

A história de sucesso da Fazenda Colorado teve início em 1964 quando o Sr. Lair Antônio de Souza adquiriu 100 alqueires em Araras/SP, e iniciou uma tímida produção leiteira. Em 1980, colocando em prática sua visão empreendedora, Sr. Lair Antônio adquiriu a fazenda vizinha, até então conhecida como Fazenda Bom Jesus, transformando a Fazenda Colorado em uma das maiores fazendas leiteiras do país.

A Fazenda é autossuficiente com a linhagem de seu rebanho, com mais de 2.400 vacas holandesas em lactação, puras de origem, que chegam a produzir mais de 100 mil quilos de leite por dia. A Fazenda Colorado está entre as maiores produtoras de leite do Brasil.

Em Araras, interior de São Paulo, a Fazenda Colorado produziu quase 34 milhões de litros de leite no ano passado. O volume garantiu à propriedade o título de maior produtora desse alimento no Brasil em 2022, de acordo com ranking da plataforma Milkpoint.

Sistema Carrossel de Ordenha da Fazenda Colorado | Fonte: MilkPoint

Em relação ao rebanho, a Fazenda Colorado conta com cerca de 6.000 cabeças de fêmeas mamando a caducando, sendo 400 vacas secas para parir, 2.300 vacas em lactação e mais de 3.400 novilhas. A fazenda é conhecida por vender genética e por isso, tem um número de novilhas maior que o necessário.

A Fazenda investe no conforto, alimentação e vacinação dos animais. As vacas são acompanhadas por veterinários e técnicos especializados, e recebem toda a atenção necessária para seu bem-estar e saúde. A Fazenda investe ainda no conforto, alimentação e vacinação dos animais. As vacas são acompanhadas por veterinários e técnicos especializados, e recebem toda a atenção necessária para seu bem-estar e saúde.

Com cerca de 27 mil metros quadrados de ambiente climatizado, incluindo a maternidade, o barracão é capaz de alojar 2000 vacas em lactação e mais 200 vacas na maternidade. O sistema composto por placas evaporativas e exaustores chamado de “cross ventilation”, é capaz de abaixar a temperatura entre 8° a 12°, dependendo da umidade relativa do ar externo. O ambiente controlado reduz o estresse e melhora o bem-estar e performance dos animais.

Galpão em Sistema Cross Ventilation Fonte: MilkPoint

Com cerca de 27 mil metros quadrados de ambiente climatizado, incluindo a maternidade, o barracão é capaz de alojar 2000 vacas em lactação e mais 200 vacas na maternidade. O sistema composto por placas evaporativas e exaustores chamado de “cross ventilation”, é capaz de abaixar a temperatura entre 8° a 12°, dependendo da umidade relativa do ar externo. O ambiente controlado reduz o estresse e melhora o bem-estar e performance dos animais.

Os processos de produção da Fazenda Colorado utilizam o que há de melhor em tecnologia disponível no mercado nacional e internacional. Essa tecnologia exige uma equipe altamente capacitada.

Em relação a área da propriedade, ela conta com uma área de 1.600 hectares, a fazenda tem 1.000 hectares para a produção de milho, sendo 700 hectares utilizados para silagem e 300 hectares para produção de milho grão.

“A ordenha carrossel ou rotatória garante uma rotina de ordenha padronizada e eficaz, permitindo extrair o máximo potencial produtivo do rebanho”

Vacas vitalícias da Fazenda Colorado

Quando se diz sobre vacas vitalícias, refere-se a animais que atingiram mais de 100 mil quilos de leite em sua vida produtiva. Na Fazenda Colorado todos os animais recebem tantos cuidados e carinho da equipe que até quando os animais batem essa marca, a equipe toda comemora e recebe um prêmio diretamente da Holanda. Esse recorde produtivo de um único animal já ocorreu 15 vezes na Fazenda Colorado. 

A empresa agora produz leite do tipo A2A2

O leite tipo A é um grande diferencial no mercado, devido a sua alta qualidade e procedência comprovada. Da ordenha ao envase, tudo deve ser realizado dentro da mesma fazenda, sem contato manual, ou seja, de forma 100% mecanizada. Ao associar esse processo com a pasteurização, é possível obter um leite superior, que mantém seus nutrientes e não necessita de aditivos ou conservantes. Por isso é fresco, saboroso, possui apenas 14 dias de validade e deve ser mantido refrigerado.

Sobre o leite A2A2, esse produto inovador atende aos consumidores que gostam de leite, mas que até então sentiam grande desconforto após ingeri-lo. Esse leite proporciona fácil digestão, leveza e bem-estar, e é certificado pela #bebamaisleite, através do selo “VACAS A2A2”, que garante a procedência do produto apenas de animais com genótipo A2A2. O leite A2, que possui apenas a beta-caseína A2, permite uma melhor digestibilidade.

Em outubro de 2021, a Anvisa reconheceu os estudos internacionais apresentados pela ABRALEITE, comprovando os benefícios do leite A2 à saúde digestiva do consumidor. A Fazenda Colorado, onde todos os leites Xandô são produzidos, organizou seu rebanho, separando as vacas A2A2 das demais, ajustando a alimentação e o processo de ordenha para trazer ao mercado um leite apenas com proteína A2.

Portanto, o leite A2 veio para resolver o desconforto dos consumidores que possuem maior dificuldade de digestão da beta-caseína A1, proteína encontrada nos leites convencionais. O portfólio da empresa hoje conta com 5 tipos de leites, uma liderança absoluta da categoria de leite tipo A, em São Paulo, e também conta com derivados lácteos (creme de leite, queijos e manteigas). Além disso, o portfólio contém sucos de diferentes sabores e alguns tipos de litragem, atingindo assim, diferentes canais de vendas e perfis de consumo.  

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM