Fazenda atinge – incríveis – 67% de taxa de prenhez com embriões

Fazenda que trabalha com melhoramento genético da raça Nelore no estado do Pará atinge 67% de taxa de prenhez com embriões; confira a média brasileira

A Fazenda Manduhy, localizada em Igarapé-açu, no estado do Pará, atingiu impressionantes índices de prenhez. Com o uso de embriões congelados, a propriedade alcançou 67% de taxa de prenhez, inclusive, em um lote de receptoras paridas a porcentagem atingiu 72,97%. No Brasil, o resultado médio de embriões congelados é de 40% de prenhez

A Manduhy já é cliente ABS há 25 anos e conforme o proprietário, Francisco Sávio Fernández Mileo, a decisão de investir no uso de embriões se deu devido à rapidez e eficiência do método de se encurtar o circuito na busca do melhoramento genético. Além dos embriões ABS NEO e IVB NEO, a propriedade utiliza todas as tecnologias de melhoramento genético da ABS, como sêmen convencional e genética sexada, o Sexcel. A fazenda é assessorada pelo Técnico de Corte, Reinaldo César.

“A nossa avaliação dos resultados é extraordinária. Alcançamos em um lote das receptoras paridas o índice de 72,97%. Esse índice diminui na somatória dos outros lotes, mas fiquei muito satisfeito e convencido que nosso trabalho está rendendo bons frutos”, explicou Mileo.

Francisco-Sávio-Fernández-Mileo
Foto: Divulgação

Conforme o Gerente de Negócios Embriões da ABS, Emerson Faria, o resultado médio de embriões congelados a nível nacional é de 40% de prenhez. “Esse resultado de 67% é formado por uma somatória de acertos, que passa pelo preparo da receptoras, aspiração das doadoras, seleção dos oocitos, produção e implantação dos embriões. Consagra ainda seleção criteriosa das doadoras e seus respectivos acasalamentos, bem como o cuidado primoroso para com as receptoras, seja ele, nutricional, sanitário e reprodutivo”.

O trabalho de melhoramento genético através dos embriões tem por objetivo multiplicar os melhores indivíduos da fazenda, com o intuito de ampliar a base genética de suas matrizes e incrementar a produção de touros melhoradores para atender a demanda do mercado da região.

“Sempre fomos atendidos com o profissionalismo e competência de excelentes Médicos Veterinários e Laboratoristas da Equipe ABS. Faço o meu dever de casa, com boas pastagens, excelente mineralização do gado, sanidade animal e um forte e dedicado trabalho de melhoramento genético, também acompanhado pelo Dr. Reinaldo Carvalho, Zootecnista da Equipe ABS. Faço o circuito completo na Parceria ABS X Fazenda Manduhy”, conclui o proprietário.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM