Localizada no coração do Brasil, o confinamento da Fazenda Colorado, se tornou o maior da América Latina, com uma capacidade estática de 85.000 bovinos; Confira o vídeo!
Uma das maiores operações de gado do mundo, é a Fazenda Colorado, localizada no coração do Brasil, em Aruanã-GO, ela é uma das duas operações de confinamento do Grupo JBJ. O confinamento da propriedade é a maior operação da América Latina, com uma capacidade estática de 85.000 bovinos e um abate anual de 120.000, apenas nesta fazenda.
São os vários anos de muito trabalho e dedicação de seu fundador, à frente de grandes corporações, que resultaram em uma empresa com total compromisso com a qualidade e preocupação com o produto que o consumidor final recebe em sua mesa. Júnior Friboi, irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista da Friboi, é o dono da JBJ Agropecuária, uma empresa que possuí um verdadeiro império agropecuário pelo país.
Segundo as informações da empresa, ao todo são cerca de 10 propriedades, espalhadas em quatro estados brasileiros. Tudo tem início nas fazendas de cria, onde acontece um trabalho de seleção e produção dos bezerros Nelore e Angus de extrema qualidade.
Os confinamentos seguem os mais rígidos processos de qualidade produzindo produtos de altíssimo padrão. Cada unidade conta com uma produção exclusiva, sendo uma para Angus e outra para Nelore Grill e Convencional. Com capacidade estática de 126 mil cabeças e a terminação anual de 200 mil.
A Fazenda Colorado, possui uma área útil com cerca de 3.470 hectares. A especialidade é a criação de Nelore Grill, Angus e Commodities. O sistema de confinamento – 85.000 bovinos – é o maior da América Latina, passando à frente do Confinamento Grande Lago – 75.000 bovinos – localizado, também, no estado de Goiás.
Segundo os dados divulgados pelo Confina Brasil, com a finalidade de levantar informações sobre os diferentes sistemas de produção, o grupo JBJ possui a maior produção de carne Angus do Brasil voltada para a linha Swift Black, feita através da produção de machos Angus castrados de alta qualidade. Além dos animais Angus, a propriedade também possui bovinos Nelore, que são voltados para produção de carne commodity.
Na Fazenda Colorado são terminados alguns animais para aliviar o outro confinamento do grupo. O JBJ possui outras 8 fazendas – totalizando cerca de 10 propriedades – onde são realizados os processos de cria e recria.
A dieta para a engorda dos animais é composta por: milho moído, farelo de soja, torta de algodão e silagem de milho (produzida dentro da própria fazenda). Os bovinos destinados à produção da carne Swift Black não recebem torta de algodão na dieta, para não comprometer os requisitos que a linha deve atender.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
As unidades de recria são destaque no uso de tecnologia. Com adubação orgânica de suas pastagens e suplementação proteico-energética, a produtividade chega a 25 arrobas por hectare.
São nessas unidades abaixo, que somadas possuem um total de 36.000 matrizes que começa o processo de seleção dos bezerros Nelore e Angus de extrema qualidade. O trabalho é realizado com estação de monta definida e 100% das matrizes em inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
E como o próprio site da empresa diz, “e não paramos por aí. Continuamos cada dia a transformar o mercado do agrobusiness brasileiro com melhoramento genético e sistema de gestão focado no melhor aproveitamento dos processos“.