O objetivo foi discutir soluções inovadoras para o setor pecuário brasileiro, como o banco de vacina contra febre aftosa para todo o Brasil.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (21) com representantes do Instituto de Tecnologia do estado do Paraná (Tecpar) com objetivo de discutir soluções inovadoras para o setor pecuário brasileiro, como o banco de vacina contra febre aftosa para todo o Brasil.
Em maio deste ano, o ministro Fávaro ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, anunciou o status de Brasil livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio autodeclaratório da evolução da situação sanitária do país só foi possível com o fim da última imunização contra a doença para 12 unidades da Federação e parte do estado do Amazonas e segue as orientações do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA).
A ação, que é parte do processo para o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), representa o fim do ciclo de vacinação, iniciado há mais de 50 anos e o reconhecimento da qualidade da produção pecuária nacional e da qualidade do Serviço Veterinário Oficial.
Fávaro destacou a importância da reunião para dar continuidade ao desenvolvimento e ao incentivo da pecuária, visto que o Brasil já deu um passo fundamental para o fomento do setor com o novo status de livre de febre aftosa.
“Estamos falando de modernização, de ciência e de tecnologia. Essa é uma ótima oportunidade de parceria da União e o Estado para os próximos passos na consolidação da retirada das vacinas contra febre aftosa no Brasil, em que precisamos ter ainda precauções. A Tecpar veio trazer uma solução muito inteligente de parceria pública com a iniciativa privada na estruturação do banco de vacina” disse.
Focado em pesquisa, desenvolvimento e inovação, na produção e soluções tecnológicas para o empreendedorismo tecnológico inovador e a indústria da saúde, o Instituto é uma empresa pública que atua para o Paraná e para todo o Brasil.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Colheita de trigo no PR atinge 3%; 98% da safrinha de milho está colhida
- Brasil e Malásia realizam reunião para ampliar as relações técnicas e comerciais
- PRF flagra carreta transportando mais de 14 toneladas de café sem amarração em Ibiporã (PR)
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.