A Umipi será instalada em Livramento (MT) e será vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, unidade de pesquisa descentralizada da Embrapa.
Nesta segunda-feira (21), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruha, realizaram o descerramento da pedra fundamental da nova Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) na Baixada Cuiabana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Embrapa.
A Umipi será instalada em Nossa Senhora do Livramento (MT), em uma área anteriormente ocupada pela estação de pesquisa em piscicultura da Empaer.
“A Embrapa transformou a agricultura tropical nos últimos 50 anos. Agora, com foco na Baixada Cuiabana, ela promoverá um novo salto de desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população local”, destacou Fávaro.
“A unidade está vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT). Nós vamos trazer para cá para criar um ambiente para compartilhar informações, para desenvolver a agricultura familiar, a fruticultura, a piscicultura, além de trabalhar com sistemas agroflorestais aqui na Baixada Cuiabana”, explicou Silvia.
A nova unidade atenderá uma região composta por 11 municípios, com foco na agricultura familiar e em cadeias produtivas como fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, além de sistemas agroflorestais (SAF) e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A Umipi também promoverá a agregação de valor à produção por meio de certificações e selos, como os de indicação geográfica.
Fonte: Mapa
VEJA TAMBÉM:
- Pequenos produtores rurais são atendidos no Acredita, programa de microcrédito do governo
- Oferta controlada sustenta cotações dos ovos
- Tecnologia mostra momento certo de aplicar fungicidas na lavoura
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.