Fávaro enfatiza expansão de oportunidade em evento de apresentação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Baixada Cuiabana

A Umipi, localizada em Livramento (MT), impulsionará o desenvolvimento regional com foco na agricultura familiar.

Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruha, participaram da cerimônia de apresentação da criação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Baixada Cuiabana, realizada nesta segunda-feira (21) na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária, em Várzea Grande (MT).

A Umipi será instalada no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), em uma área que abrigava a antiga estação de pesquisa em piscicultura da Empaer. A unidade estará vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, um centro de pesquisa da Embrapa com sede em Sinop (MT).

Engajamento com IA pode reduzir turnover no agro e varejo

De acordo com o ministro Fávaro, a nova Umipi trará benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social da região. “Este é um dia histórico. Estamos muito felizes e tenho certeza de que a Baixada Cuiabana agora poderá explorar seu potencial agrícola. A nova unidade complementará os setores de indústria, comércio e serviços, característicos da região, ajudando também a reduzir as desigualdades econômicas”, afirmou.

Silvia Massruha, presidente da Embrapa, destacou que a Baixada Cuiabana engloba 11 municípios, dos quais 65% dos produtores são agricultores familiares. “Vimos uma oportunidade de trazer tecnologias que agreguem valor aos sistemas de produção, permitindo que os pequenos produtores adotem práticas mais sustentáveis”, enfatizou.

Fávaro enfatiza expansão de oportunidade em evento de apresentação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Baixada Cuiabana
Foto: Divulgação

A Umipi da Baixada Cuiabana contará com a participação de diversas instituições, incluindo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Além disso, várias unidades da Embrapa, como a Embrapa Agrossilvipastoril e a Embrapa Alimentos e Territórios, também farão parte da iniciativa.

Durante o evento, foi assinada a cessão do imóvel em Nossa Senhora do Livramento (MT), onde a Umipi será instalada, em parceria entre a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a SFA-MT e o Mapa, representado pelo ministro Fávaro. Também foi firmado um Protocolo de Intenções para promover o intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo entre o Mapa, Embrapa, UFMT, IFMT, Senar e Unemat.

Outro ponto de destaque foi o anúncio da adesão dos consórcios municipais da Baixada Cuiabana ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Segundo Fávaro, essa adesão representa uma grande oportunidade para a região.

“O SISBI permitirá que os municípios desenvolvam a infraestrutura necessária, incluindo laboratórios e profissionais veterinários, de forma consorciada. A gestão será realizada pelo consórcio da Baixada Cuiabana, o que promete desburocratizar processos e facilitar o acesso dos pequenos produtores”, explicou o ministro.

Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), comparou a iniciativa ao sucesso da fruticultura no Vale do São Francisco. “Hoje, o Vale do São Francisco é o maior polo de fruticultura do país. Lá, temos pleno emprego, com agricultores familiares que prosperaram e melhoraram de vida. Acredito que a Baixada Cuiabana tem o mesmo potencial. A Embrapa foi fundamental para o nosso desenvolvimento, e uma das uvas que mais exportamos hoje, a variedade Vitória, foi desenvolvida por eles”, destacou.

Também participaram do evento o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto; a diretora do Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Judi Nóbrega; os deputados Valdir Barranco e Emanoelzinho; e o senador Jayme Campos.

Fávaro enfatiza expansão de oportunidade em evento de apresentação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Baixada Cuiabana
Foto: Divulgação

Modelo Umipi

Fortemente requisitada para estar presente nos diversos territórios e para atender aos novos desafios da agricultura brasileira, a Embrapa adota novos arranjos institucionais para inovação. Um dos modelos mais promissores é o de Unidades Mistas de Pesquisa e Inovação (Umipis), que consiste na cooperação com outras instituições por meio de compartilhamento da infraestrutura e de recursos humanos e financeiros. Eficiente, ágil e econômica, a estratégia permite atender a demandas importantes sem a necessidade de criação de novos centros de pesquisa.

Esse arranjo institucional foi iniciado em 2012, com a Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (GenClima), criada pela parceria Embrapa e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Oito Umipis estão atualmente em operação.

Fonte: Mapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM