Alguns fatores levaram a esse déficit na captação do leite, entre eles está a alta nos custos de produção, o cenário geopolítico e intempéries climáticas
Os dados da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o primeiro trimestre de 2022foram divulgados no início de junho – 08/06. As informações apontaram uma queda recorde, com déficit de aproximadamente 10,3% na captação de leite cru resfriado em relação ao mesmo período de 2021.
Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (T1 2022 x T1 2021)
Embora exista uma queda padrão na captação do leite em relação ao semestre anterior devido a sazonalidade de produção, em 2022, essa diferença foi a maior desde 1997. O recuo foi de -8,7%, conforme consta no gráfico a seguir.
Gráfico 2. Captação formal: Variação em relação ao trimestre anterior (T1 2022 x T4 2021).
Alguns fatores levaram a esse déficit na captação do leite, entre eles está a alta nos custos de produção, o cenário geopolítico turbulento entre Rússia e Ucrânia e as intempéries climáticas.
- Como identificar os sinais de uma crise financeira na atividade rural?
- Semana com previsão de temporais em diversas regiões; veja os detalhes do clima
- Indústria europeia terá benefícios com acordo, e protecionismo da França é desproporcional, diz Fávaro
- Terminal de Grãos do Maranhão recebe investimento de R$ 1,16 bilhão para expansão
- Existe um fertilizante ideal?
Com intuito de ouvir a opinião dos nossos leitores sobre o impactou essa queda na captação no primeiro trimestre apontada pelo IBGE, o MilkPoint realizou uma pesquisa com seus usuários questionando os possíveis motivos desse impacto.
Dentre os participantes da pesquisa, apenas 1% acredita que o conflito entre Rússia e Ucrânia foi o motivo isolado da queda na captação do leite. Em contrapartida, a maioria votante (36%) exaltou os altos custos de produção como fator principal da queda na captação. A alternativa que apontava uma soma dos problemas foi a segunda mais votada pelos participantes. Ao todo, foram 562 votos.
E você, acredita que além dos fatores mencionados na enquete existe algum outro ponto que possa ter influenciado na queda da captação do leite? Compartilhe com a gente nos comentários.
Fonte: MilkPoint