O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, elogiou nesta segunda-feira, 16, a atuação do governo de Eduardo Leite (PSDB) no combate às tentativas recentes de invasões de terras no Rio Grande do Sul.
Durante apresentação do balanço anual da entidade, ele destacou a rapidez com que as autoridades responderam aos episódios do início de dezembro, quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou duas fazendas em Pedras Altas. “Foi prontamente rechaçada pelo governo Eduardo Leite, que agiu muito rapidamente, muito rapidamente mesmo, e que simplesmente debelou qualquer tipo dessa tentativa”, afirmou Pereira.
Segundo o presidente da entidade, a ação integrada da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública resolveu a situação em apenas oito horas, diferente de episódios anteriores que demandavam longos processos de reintegração de posse.
“Nosso produtor está vigilante, mobilizado. Tivemos a vigília durante seis ou sete meses e agora que houve a invasão, no outro dia estavam lá os produtores rurais fazendo o contraponto”, disse. Em resposta preventiva, produtores rurais mantiveram vigilância na região por mais de seis meses para evitar invasões de terras.
Pereira afirmou que o direito de propriedade é fundamental para o desenvolvimento. “Todos os povos do mundo que se desenvolveram, todos os países que são desenvolvidos, a questão basilar é segurança jurídica, direito de propriedade”, comentou. “Não tem legitimidade, não existem, é um movimento espúrio, não tem CPF, não tem CGC, não tem nada, como sempre foi”, acrescentou.
As invasões de terras em Pedras Altas fazem parte da ação “Natal com Terra” do MST, que também realizou ocupações em outros Estados. O movimento reivindica o assentamento de 1.500 famílias que, segundo eles, aguardam há mais de dez anos no Rio Grande do Sul.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cadê os frigoríficos? Boi gordo segue a R$ 320/@, mas pode mudar
A situação reflete um período de estabilidade nas cotações do boi gordo, com os frigoríficos em posições confortáveis quanto às escalas de abate, reduzindo a pressão de compra e, consequentemente, com poucos negócios sendo realizados.
Continue Reading Cadê os frigoríficos? Boi gordo segue a R$ 320/@, mas pode mudar
Plano Nacional de Rastreabilidade é um avanço para a pecuária brasileira, diz Abiec
Para a associação, a medida vai aprimorar os controles qualidade e segurança para o consumidor e potencializar a abertura de novos mercados para a carne bovina do Brasil
Continue Reading Plano Nacional de Rastreabilidade é um avanço para a pecuária brasileira, diz Abiec
Brasil lança Plano de Rastreabilidade Bovina para todo o país após 20 anos de discussões
Rastrear a origem do gado não é conversa de hoje no mundo. No Brasil, muito menos. Mapa lança Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búbalos e diz que vai rastrear seus 230 milhões de bovinos.
Delegacias especializadas para conflitos agrários garantem ordem e protegem o campo brasileiro
A medida visa combater crimes patrimoniais e atos de violência relacionados a disputas de terras, reforçando a atuação da polícia judiciária nesses casos, através das delegacias especializadas para conflitos agrários.
Fim de ano impulsiona consumo de carne de aves no Brasil
Expectativa é que, somente no mês de dezembro, o aumento no consumo da proteína possa ser expressivo, dependendo da região do país.
Continue Reading Fim de ano impulsiona consumo de carne de aves no Brasil
Mapa irá atuar no fomento da cadeia sustentável do DF por meio do Polo de Irrigantes
A SFA-DF atuou na elaboração da lista de cadastro de produtores de associações, cooperativas e federações locais que serão beneficiados.