O Índice de Preços de Lácteos da FAO teve média de 124,6 pontos em abril, queda de 2,2 pontos (1,7%) em relação a março.
O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) teve média de 127,2 pontos em abril de 2023, alta de 0,8 pontos (0,6%) em relação a março e 31,2 pontos (19,7%) abaixo de seu valor no mês correspondente do ano passado.
A leve recuperação em abril foi liderada por um forte aumento do índice de preços do açúcar, juntamente com uma recuperação do índice de preços da carne, enquanto os índices de preços de cereais, laticínios e óleos vegetais continuaram caindo.
O Índice de Preços de Lácteos da FAO teve média de 124,6 pontos em abril, queda de 2,2 pontos (1,7%) em relação a março e 22,1 pontos (15,1%) em relação ao nível de um ano atrás. Em abril, os preços internacionais de leite em pó caíram pelo décimo mês consecutivo, impulsionados principalmente pelo impacto da persistente baixa demanda global de importações.
O aumento das compras da China e o declínio sazonal da oferta da Nova Zelândia impediram uma queda potencialmente mais acentuada nos preços mundiais do leite em pó integral, enquanto o aumento da oferta atual da Europa Ocidental exerceu pressão adicional sobre os preços do leite em pó desnatado.
Os preços do queijo também caíram, refletindo principalmente as altas disponibilidades de exportação na Europa Ocidental, onde mais leite está sendo canalizado para a produção de queijo em meio ao aumento sazonal da produção de leite.
Por outro lado, os preços mundiais da manteiga permaneceram amplamente estáveis, já que o aumento da oferta foi geralmente adequado para atender ao aumento da demanda de importação para entregas de curto e longo prazo.
Fonte: FAO
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.