Embrapa moderniza sistema de logística com dados estratégicos para o agronegócio

O sistema permite visualizar o volume e valor da produção em cada microrregião brasileira, com tabelas e mapas interativos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou, nesta terça-feira (3/12), a nova versão do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog). A ferramenta interativa oferece dados detalhados sobre produção, armazenagem, beneficiamento e exportação no setor agropecuário, com acesso gratuito pelo site oficial.

Entre as novidades, destacam-se os mapas que mostram a localização de armazéns e a demanda por nutrientes agrícolas. A plataforma inclui informações de dez cadeias produtivas – algodão, bovinos, café, cana-de-açúcar, galináceos, laranja, madeira para papel e celulose, milho, soja e suínos –, com dados históricos que vão de 1990 a 2023. Ela vai auxiliar no planejamento de investimentos e formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da infraestrutura do agronegócio.

O que é Leitura de Cocho e como a tecnologia pode ajudar 

O sistema permite visualizar o volume e valor da produção em cada microrregião brasileira, com tabelas e mapas interativos. Outro destaque do SITE-MLog é a área dedicada ao comércio exterior, com dados sobre o volume e o valor das exportações agropecuárias por microrregião desde 1997, inclusive por subprodutos.

Uma das inovações mais relevantes da nova versão é a identificação de unidades de armazenagem e processamento, como armazéns, usinas de açúcar e etanol, frigoríficos e beneficiadoras de grãos. Apresenta ainda mapas interativos sobre a demanda por insumos agrícolas, como calcário, gesso e fertilizantes (NPK), em sete culturas: algodão, café, cana-de-açúcar, eucalipto, laranja, milho e soja. E identifica áreas no território nacional onde há oferta de nutrientes, como calcário e potássio, para atender às necessidades das culturas agrícolas.

“Faesp Informa” traz informações de fontes externas, não representando as opiniões da Federação e dos sindicatos rurais.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM