O estado de Mato Grosso, um dos maiores produtores agropecuários do país, dá um salto logístico com a primeira ferrovia estadual do Brasil saindo do papel; Rumo vai investir cerca de R$ 14 bilhões na F.A.T.O.
Com um investimento histórico de R$ 14 bilhões, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, chamada Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (F.A.T.O), promete transformar a logística brasileira. Este é um marco não apenas para o estado, mas para o país, sendo a primeira ferrovia estadual autorizada no Brasil, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Rumo Logística.
A nova ferrovia terá 743 km de extensão, interligando os municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, até a conexão com o Porto de Santos. Este traçado estratégico colocará o agronegócio de Mato Grosso ainda mais próximo dos mercados nacional e internacional, viabilizando o escoamento de grãos e produtos industriais de forma mais eficiente.
O Ministério dos Transportes aprovou o enquadramento do projeto de investimentos em infraestrutura no setor de transporte ferroviário proposto pela empresa Rumo S.A no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). O projeto, denominado Ferrovia do Mato Grosso, tem por objeto o início das obras da Ferrovia Estadual.
A Rumo Logística está dando passos significativos para transformar o transporte ferroviário no Brasil. Com um investimento a empresa está construindo a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, um projeto ambicioso que terá 730 km de extensão e conectará o estado que é um dos maiores produtores agropecuários do país ao Porto de Santos, principal ponto de exportação do país. Esse projeto busca solucionar gargalos logísticos, reduzir custos de transporte e, ao mesmo tempo, proporcionar benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Além disso, estudos de traçado realizados pela Rumo priorizaram áreas com menor impacto ambiental e urbanístico, utilizando tecnologias avançadas como LIDAR e NIR. Esse cuidado assegura um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
F.A.T.O: Benefícios para a população e o meio ambiente
O impacto positivo da ferrovia vai muito além da logística. Entre os principais benefícios estão:
- Geração de empregos: Durante a construção, serão criados 105 mil empregos diretos, além de 41 mil indiretos e 40 mil induzidos, totalizando cerca de 180 mil vagas até 2030.
- Sustentabilidade: A ferrovia reduzirá a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para os compromissos do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
- Segurança: A iniciativa diminuirá os acidentes rodoviários ao transferir o transporte de cargas para os trilhos.
- Crescimento econômico: Com o aumento da capacidade de transporte, o escoamento de grãos deve dobrar, passando de 32 milhões para 60 milhões de toneladas até 2032, além de movimentar 20 milhões de toneladas de produtos industriais.
Apoio e inovação
A construção da F.A.T.O. conta com suporte de diversas entidades, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e as universidades locais. O projeto também integra o Novo PAC do Governo Federal, consolidando-se como peça-chave no plano nacional de infraestrutura.
A escolha do nome Senador Vicente Emílio Vuolo para a ferrovia homenageia um pioneiro do setor ferroviário no estado, destacando o papel histórico de Mato Grosso na inovação logística.
Futuro promissor para o agronegócio brasileiro
Com a expectativa de que a produção de grãos no estado alcance 120 milhões de toneladas em nove anos, a ferrovia estadual será crucial para atender à crescente demanda do agronegócio. Além disso, o projeto facilitará a chegada de bens de consumo, como gasolina, diesel e fertilizantes, reduzindo custos e otimizando a cadeia de suprimentos.
“De F.A.T.O, estamos movimentando os quatro cantos do Brasil”, destaca a Rumo, reforçando seu compromisso com a modernização logística e a sustentabilidade.
A Ferrovia Estadual de Mato Grosso é um divisor de águas para o estado e o Brasil. Mais do que uma obra de infraestrutura, é um símbolo de como o investimento privado, aliado à gestão pública, pode impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de uma região. Com tecnologia, inovação e eficiência, o Brasil avança rumo a um futuro mais conectado e sustentável.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Agro está “morno”, mas com expectativas de crescimento 2025
Pesquisa “Termômetro Agro”, feita pela consultoria Falconi com lideranças do setor, aponta que 48% enxerga o mercado como morno, mas 37% seguem otimistas.
Continue Reading Agro está “morno”, mas com expectativas de crescimento 2025
Raça Bazadaise: animais atingem 500 kg a pasto e produzem carne de alta qualidade
Origem e características fazem da raça Bazadaise uma escolha promissora para criadores em busca de robustez e eficiência. Os animais conseguem, mesmo a pasto, atingir 500 kg em apenas 14 meses.
Continue Reading Raça Bazadaise: animais atingem 500 kg a pasto e produzem carne de alta qualidade
Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos
A Polícia Federal confirmou a ocorrência de crime por meio de nota e afirmou que forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local para evitar a ocorrência de novos episódios de violência.
Continue Reading Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos
Sobem para 14 as mortes em desabamento de ponte entre TO e MA
Segundo o Comando do 4º Distrito Naval da Marinha, que integra a força-tarefa de busca e resgate no rio Tocantins, o corpo estava nas proximidades dos destroços e foi retirado do local às 10h25.
Continue Reading Sobem para 14 as mortes em desabamento de ponte entre TO e MA
Nascem os primeiros cavalos editados geneticamente no mundo
Cientistas argentinos utilizam tecnologia CRISPR-Cas9 para revolucionar a biotecnologia equina e projetar animais de alta performance. O resultado foi o nascimento dos primeiros cavalos editados geneticamente.
Continue Reading Nascem os primeiros cavalos editados geneticamente no mundo
Saúde intestinal e conversão alimentar: pontos-chave para o sucesso da produção de suínos
A conversão alimentar é um dos pontos mais críticos da suinocultura, pois mede a eficiência com que o animal transforma a ração consumida em peso corporal.