O julgamento dos animais na Exposição Passaporte de Uberaba estará a cargo de Telmo Raimundi Ferreira e o técnico credenciado Heitor Cheuiche Coelho
O Cavalo Crioulo, mais uma vez, divide pista com o Nelore. Após dois anos de ausência, devido à pandemia causada pela Covid-19, a raça estará presente na ExpoZebu, em Uberaba (MG). No evento, será realizada a Exposição Passaporte a qual definirá até oito classificados, quatro machos e quatro fêmeas, para a final da Morfologia que será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), promovida pela ABCCC – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. A organização é do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos.
De acordo com o presidente do núcleo, João Carlos Canto Porto, a ABCCC foi pioneira dentro desse palco e sempre esteve presente em todas edições desde 2016, quando a raça Crioula pisou nos gramados da ExpoZebu. “Com crescimento e procura pelos equinos principalmente para trabalho no manejo das fazendas, foi criada a Equishow, um evento exclusivo para equinos na Fazenda Experimental Orestes Tibery, juntamente com a ExpoZebu”, destaca.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Canto Porto salienta a importância do passaporte na Expozebu para expansão da raça e que é de extrema relevância, pois além de mostrar todas suas virtudes do Cavalo Crioulo é lá que vão estar criadores de nelores e de outras raças zebuínas de todo Brasil e outros países. “Teremos criadores do Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, países da América Do Sul, Central e outros. Uberaba é a vitrine para todo país e onde podemos mostrar o quão é importante é o nosso cavalo para manejo de Fazendas de todo Brasil, além das suas qualidades para várias modalidades esportivas”, observa.
Para o presidente do Núcleo, o evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), auxilia na expansão da raça para outros pontos do país. “Talvez não possamos medir o crescimento da raça Crioula em Minas Gerais, mas podemos dizer com certeza que a ExpoZebu abriu as portas para expansão para outros Estados da Região 8”, salienta. O julgamento dos animais na Exposição Passaporte de Uberaba estará a cargo de Telmo Raimundi Ferreira. Já o técnico do evento credenciado à ABCCC é Heitor Cheuiche Coelho.