Evento celebrará 100 anos de exposições da raça Guzerá no Brasil; festividades serão realizados durante a Expoinel 2022 em Uberaba/MG
A capital do Zebu sediará a XV Exposição Nacional do Guzerá 2022 e Simpósio Brasileiro do Guzerá, o evento acontece entre os dias 10 e 16 de outubro no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Os julgamentos serão conduzidas pelos jurados Izarico Camilo, Marcelo Toledo e William Koury. O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil e acontecerá em paralelo com a Expoinel 2022, realizada entre os dias 11 a 17 de outubro e organizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Com a proposta de comercializar e expor animais de alta qualidade genética, a organização do evento já espera ótimos resultados, até mesmo pelo histórico da cidade, que é tradicional por disseminar linhagens das principais raças zebuínas. A programação conta com concurso leiteiro, leilões, julgamentos da raça e apresentação do Guzolando na pista de julgamento, cruzamento oriundo das raças Guzerá e Holandês objetivando a produção de leite.
Aos criadores que desejam fazer as inscrições de seus animais, corra que ainda dá tempo. As inscrições estão abertas até 09 de outubro. Venha participar da maior Exposição Nacional de Guzerá, vamos juntos comemorar 100 anos de Exposições de Guzerá no Brasil.
- R$350,00 para associados
- R$450,00 para não associados
- Entrada dos Animais: 06 a 09 de Outubro
- Data Base: 10 de Outubro
- Julgamentos: 14 e 15 de Outubro
Ficha de inscrição disponível na ACGB (acgb@guzera.org.br e (34) 99184-1097)
Programação do evento
- 12/10 – 19h30 – Churrasco de Guzerá – Carne de Qualidade;
- 13/10 – 09h30 – Simpósio Brasileiro do Guzerá;
- 13/10 – 19h30 – Leilão Pilares da Genética Guzerá;
- 14/10 – 08h – Julgamento da raça;
- 14/10 – 18h – Assembleia ACGB (Primeira chamada);
- 14/10 – 20h – Eleição ACGB, seguida por Churrasco de Guzerá – Carne de Qualidade;
- 15/10 – 10h – Julgamentos de definições dos Grandes Campeonatos.
Sobre a raça Guzerá
Gado indiano Kankrej ou Guzerá como é conhecido no Brasil é a mais antiga de todas raças zebuínas e se mistura com a história da humanidade. Sua presença remete a milênios e se mistura com a própria história da humanidade, uma vez que o uso dessa pecuária é uma das bases que estruturou algumas entre as primeiras grandes civilizações da antiguidade.
Vestígios arqueológicos, como carimbos de selos e cerâmicas de terracota comprovam a existência do Guzerá a cerca de 5 mil anos em sítios arqueológicos em Mohenjo-Daro e Harappa, na Índia, mais propriamente ao longo do vale do Indo até as fronteiras do Paquistão. Sendo assim, o habitat do Guzerá é a região predesértica de Kutch, em Gujarat, sequenciado ao norte pelo deserto de Thar e pelo deserto de Sind.