As exportações brasileiras de soja em grão tiveram uma recuperação significativa entre janeiro e agosto de 2024, revertendo a tendência de queda anterior
As exportações brasileiras de soja em grão apresentaram uma forte recuperação entre janeiro e agosto deste ano, revertendo a tendência de queda observada anteriormente. Esse desempenho sugere que o setor tem potencial para igualar o recorde de exportações alcançado em 2023.
No ano passado, o Brasil exportou 102 milhões de toneladas se soja em grão. Até a primeira semana de agosto de 2024, já foram embarcadas quase 78 milhões de toneladas. A previsão é que, até o final de agosto, o volume total exportado atinja cerca de 83 milhões de toneladas.
Se a média de exportações do ano passado for mantida entre setembro e dezembro, com 21 milhões de toneladas, o país pode alcançar ou até superar a marca de 100 milhões de toneladas exportadas neste ano.
Além disso, as exportações de farelo de soja também têm mostrado um desempenho positivo, com a possibilidade de superar o recorde do ano anterior. No entanto, as exportações de óleo de soja devem cair significativamente em comparação com o ano passado, devido à normalização das condições de mercado após o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Entre os fatores que explicam essa recuperação nas exportações, estão a expectativa positiva para a próxima safra brasileira e a necessidade dos produtores de liberar espaço nos armazéns, em meio à falta de perspectiva de aumento nos preços internacionais.
Congresso Mundial do Brangus reúne criadores de 11 países em visitas a criatórios gaúchos
Criadores de 11 países participam de visitas técnicas no Rio Grande do Sul e acompanham de perto rebanhos de destaque da raça Brangus.
Boom do cavalo Quarto de Milha atrai cantor Hugo, que lança o 1º Leilão Fazenda Planejei
Mercado do Quarto de Milha em alta impulsiona estreia do 1º Leilão Fazenda Planejei & Rancho São Miguel Arcanjo; confira todos os detalhes do leilão que acontece nesta sexta-feira (13)
Abrava pede reunião de emergência com Lula para discutir preço do diesel
No documento, encaminhado em 11 de março, a entidade afirma que a alta do combustível pode desestabilizar a economia.
Continue Reading Abrava pede reunião de emergência com Lula para discutir preço do diesel
BNDES reduz taxa de juros em empréstimos para mulheres de cooperativas
O barateamento do crédito se dará por meio de redução do spread, a diferença entre o custo do dinheiro para o BNDES e quanto é cobrado de quem toma o financiamento.
Continue Reading BNDES reduz taxa de juros em empréstimos para mulheres de cooperativas
Pela primeira vez, Brasil exporta hortifrútis frescos em voo direto para a Ilha do Sal
Operação partiu de Viracopos (SP) e foi acompanhada pela Vigilância Agropecuária Internacional; nova logística reduz o tempo de transporte e preserva a qualidade dos alimentos.
Ministro Carlos Fávaro discute ampliação da irrigação no Rio Grande do Sul para reduzir impactos das estiagens
Proposta apresentada pelo governador Eduardo Leite prevê expansão da área irrigada e investimentos em infraestrutura hídrica para fortalecer a produção agrícola no estado.





