As exportações de grãos da Ucrânia na temporada 2023/24 até caíram para 22,1 milhões de ton, frente 25,7 milhões ao período anterior.
A Ucrânia exportou quase 3,7 milhões de toneladas de grãos até o momento neste mês, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano na quarta-feira (24).
O ministério não fez uma comparação exata com o ano anterior e não forneceu explicação para o aumento registrado ante o período de 1 e 25 a janeiro de 2023, quando os embarques haviam somado quase 3 milhões de toneladas.
Na semana passada, o ministro da fazenda da Ucrânia disse que os volumes de exportação poderiam diminuir este mês devido à crise no Mar Vermelho.
As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização de julho-junho de 2023/24 até agora caíram para cerca de 22,1 milhões de toneladas, de 25,7 milhões no mesmo período do ano passado, mostraram os dados.
As exportações incluíram 8,7 milhões de toneladas de trigo, 12 milhões de toneladas de milho e 1,3 milhão de toneladas de cevada.
Tradicionalmente, a Ucrânia envia a maior parte de suas exportações por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro.
O governo ucraniano espera uma colheita de 81,3 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com um excedente exportável em 2023/24 de cerca de 50 milhões de toneladas.
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
- CNA define propostas emergenciais de apoio ao produtor de grãos
- “O Brasil é fundamental para a Tereos”, diz o francês Pierre Santoul
- Atividade leiteira fecha ano de 2023 com preços em baixa
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.