Demandantes internacionais se voltaram ao Brasil devido a problemas enfrentados na produção do Vietnã e também no envio de café para a Europa.
As exportações brasileiras de café acumuladas nos três primeiros meses da safra atual (de julho/24 a setembro/24) somam 12,05 milhões de sacas, um recorde para um primeiro trimestre de temporada, considerando-se toda a série histórica do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), iniciada em 1990.
Segundo pesquisadores do Cepea, o desempenho positivo reflete a forte demanda sobretudo pelo café robusta.
Demandantes internacionais se voltaram ao Brasil devido a problemas enfrentados na produção do Vietnã (maior produtor de robusta mundial) e também no envio de café para a Europa.
Diante desse contexto, levantamentos do Cepea mostram que 2024 vem sendo marcado por fortes aumentos de preços no mercado doméstico.
Na parcial deste ano (até 14 de outubro), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica do tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista acumula elevação de 50%; para o robusta, o avanço é ainda maior, de expressivos 87,7%, conforme o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Brangus tem 63 animais inscritos para a EXPOCHAPECÓ
- Semana deve ser de tempo instável em boa parte do país; veja previsão
- Bicudo: TMG planeja cultivar resistente à praga do algodão até 2031
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.