Comparado ao mesmo período de 2022, já se observa um aumento de 37% no volume financeiro movimentado.
De acordo com os dados do Agrostat/Mapa, sistema de monitoramento de comércio exterior do Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgados pela Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), os produtores baianos enviaram para o exterior 170 mil toneladas de frutas até novembro deste ano, resultando em uma movimentação financeira de R$ 1,05 bilhão, com base na cotação do dólar do dia 19. Isso representa um aumento de 37% em comparação com o mesmo período de 2022, tanto em valor quanto em volume exportado.
Manga (aumento de 46% em valor e 22% em volume) e uva (aumento de 45% em valor e 31% em quantidade) são as frutas destacadas no cenário exportador baiano. Além disso, houve crescimento nas exportações de abacaxi, damasco, figo, goiaba, mamão, melancia, limões e limas.
Os principais destinos continuam sendo Europa e Estados Unidos, substituindo mercados como Peru e Equador, cuja produção tem sido afetada pelo calor excessivo. A qualidade das frutas baianas, que atendem a rigorosas exigências fitossanitárias, tem aberto oportunidades em diversos mercados, conforme destaca Wallison Tum, titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia
Promoção de novos destinos para as frutas brasileiras
Segundo a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), além da situação específica de 2023, os governos Estadual e Federal, juntamente com entidades representativas do setor, têm se empenhado recentemente na abertura de novos mercados para as frutas brasileiras, visando diversificar os destinos.
Em outubro, uma delegação da Bahia participou da maior feira de fruticultura global, realizada na Espanha.
Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, revelou em entrevista ao Mercado e Companhia nesta quarta-feira (20) que, pela primeira vez, a feira ocorrerá em São Paulo, de 16 a 18 de abril de 2024.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.